ARTUR RODRIGUES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta segunda-feira (24) que a Operação Lava-Jato não pode ser a agenda do Brasil. “Acredito que chegou o momento que a agenda do Brasil precisa ser a agenda da recuperação econômica, recuperação política, ter uma agenda que prioriza essas reformas”, disse, durante debate no Lide (Grupo de Líderes Empresariais), a convite do prefeito eleito João Doria (PSDB).

“A pauta da Casa e a pauta do Brasil não pode ser a Lava Jato”. Às vésperas da votação da PEC que estabelece teto de gastos públicos por 20 anos, Maia disse ainda que a agenda do país não pode ficar restrita à “prisão da semana” e que a operação é assunto da Justiça e do Ministério Público. “Se em algum momento for dar algum problema não posso avaliar o futuro”.

Sobre informações de bastidores noticiadas pela imprensa, Maia afirmou também que quanto menos o Palácio falar melhor para o país. “Tem muito assessor que fica pautando a imprensa, não estou dizendo que são os ministros, tem muito assessor que fica pautando a imprensa e a imprensa não faz uma análise e fica soltando matéria que em determinados momentos pode afetar a relação entre os poderes [Legislativo e Executivo]”.

O presidente da Câmara fez fortes ataques às centrais sindicais, que são contra o teto de gastos. “Temos de ter de enfrentar essa irresponsabilidade, hipocrisia e faz de conta que algumas centrais sindicais fazem, que na verdade é com dinheiro público, dinheiro de todos nós.”