Mais de 1,7 milhão de eleitores vão às urnas no domingo (30) em três cidades paranaenses para o segundo turno mais complicado na história do Estado. Curitiba, Maringá e Ponta Grossa elegerão seus prefeitos para os próximos quatro anos em meio à ocupação de escolas estaduais, o que obrigou o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) a mudar os locais de votação de 700.315 eleitores no três municípios, 41% do total de aptos a votar. 

Com a mudança de 205 locais de votação que funcionavam em escolas estaduais, pela primeira vez o TRE-PR solicitou a presença da Força Nacional para uma eleição – a tropa é enviada para estados onde a segurança está em risco, com autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Serão 205 soldados, um para cada local de votação alterado – 146 em Curitiba, 32 em Maringá e 27 em Ponta Grossa.
De acordo com o TRE-PR, os militares orientarão os eleitores sobre o novo local designado para votar. O tribunal enviou cartas nesta semana para avisar os eleitores a respeito da mudança. Em Curitiba, a prefeitura vai disponibilizar ônibus para os eleitores transferidos para locais de votação distantes das escolas e o Tribunal instalará tendas na frente das escolas estaduais, onde os eleitores poderão pedir informações.
Ontem, o TRE-PR teve de alterar outro local de votação na capital, a Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde votam 4 mil pessoas. Estudantes ocuparam a unidade na semana passada e os eleitores terão de se descolar até o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (Rua Amintas de Barros, 99), perto do Teatro Guaíra.
Apesar de toda a preparação, nada garante que a votação correrá tranquilamente no domingo, pois existe a possibilidade de estudantes ocuparem universidades no estado. O movimento é contra a PEC (proposta de emenda constitucional) 421, que estabelece um teto para os gastos públicos, aprovada nesta semana no Congresso Nacional. Em Curitiba, as Faculdades de Direito e de Filosofia da UFPR, além da Escola Técnica da Universidade, são locais de votação. O mesmo acontece na UEM (Universidade Estadual de Maringá) e na UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), onde votam 6.450 e 2.244 eleitores, respectivamente.
Um dos novos locais estipulados pelo Tribunal para votação na capital, por exemplo, o campus Jardim Botânico da UFPR, foi ocupado nesta semana por estudantes de Educação Física. No campus votarão 3.112 eleitores, de 13 seções que originalmente funcionam no Colégio Estadual Hildebrando De Araújo, no bairro Água Verde. Até ontem, o TRE-PR mantinha o local.
O risco é de a ocupação de áreas do Centro Politécnico da Universidade, que fica perto do campus Jardim Botânico. Normalmente, 5.217 eleitores votam no local. Com a ocupação das escolas, o Politécnico receberá mais 21.575 eleitores, de 59 seções distribuídas em cinco escolas estaduais.
Segundo turno – Só cidades com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno, o que ocorre se o melhor colocado no primeiro turno não tiver 50% dos votos mais um. Em Cascavel e Londrina, a eleição foi decidida no dia 2 de outubro. Em Curitiba, concorrem Rafael Greca (PMN) e Ney Leprevost (PSD); em Maringá, a disputa é entre Silvio Barros (PP) e Ulisses Maia (PDT); e, em Ponta Grossa, os eleitores escolherão entre Marcelo Rangel (PPS) e Aliel Machado (Rede).

Fique de olho
Orientações para o segundo turno das eleições

SAIBA ONDE VOTAR:
Como conferir a lista de novos locais de votação em Curitiba, Maringá e Ponta Grossa:

– Site do TRE-PR:
www.tre-pr.jus.br/eleicoes/locais-de-votacao-remanejados
– Aplicativo móvel Onde Voto, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE):
www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/aplicativos-justica-eleitoral
– Site do TSE:
www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao
– Atendimento por telefone:
(41) 3330-8880

Lista com todos os locais de votação
Podem ser conferidos no seguinte link do TRE-PR:
www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-pr-elo-cadastro-eleitoral-enderecos-das-secoes-do-parana

SERVIÇO

Ônibus
Três linhas que não operam aos domingos em Curitiba terão funcionamento especial a partir das 6h30: Universidade Positivo, Universidade Tuiuti (Campus Barigui) e Campina do Siqueira/Batel. Segundo a Urbs, as empresas de transporte coletivo terão plantões para operações especiais, caso necessário, com monitoramento da Urbs. Mais informações no site da Urbs: www.urbs.curitiba.pr.gov.br/

O que é necessário para votar
Algum documento oficial com foto. A votação vai das 8 às 17 horas.

Justificativa
Quem não está em sua cidade de domicílio eleitoral deve procurar uma seção para justificar a ausência, no mesmo horário da votação. Por se tratar de eleições municipais, não há voto em trânsito.

O que pode e o que não pode no dia da eleição:
– Manusear celulares, máquinas fotográficas ou filmadores na cabine de votação;
– Divulgar qualquer espécie de propaganda de partidos ou candidatos;
– Arrigementar o eleitor ou fazer propaganda de boca de urna;
– Aglomerações com pessoas portando vestuário, bandeiras ou materiais de campanha de um mesmo candidato;
– Derramamento de santinhos;
– Transporte de eleitores realizado por candidatos ou partidos;
– O eleitor pode levar uma cola com o número do candidato.

Número de eleitores
Curitiba: 1.289.215
Maringá: 261.717
Ponta Grossa: 222.716
Total de eleitores: 1.773.648