RANIER BRAGON
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), está levando cinco outros deputados na viagem oficial ao Azerbaijão (Ásia Caucasiana). A comitiva decolou de Brasília nesta sexta-feira (28) e só volta na noite da próxima quinta (3).
O roteiro da viagem reserva um dia livre em Madri, na ida, e outro em Lisboa, na volta.
A assessoria de imprensa da presidência da Câmara afirma que as paradas foram definidas pela Aeronáutica e que o período de permanência em Madri e Lisboa se dá pela necessidade de descanso da tripulação, que será apenas uma na ida e na volta.
O custo da viagem com a aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira), estadia e diárias só será divulgado na volta, afirmou a assessoria.
A previsão é de chegada a Baku, capital do Azerbaijão, no domingo (30). Na ex-república-soviética os deputados se encontrarão, entre outros, com o presidente Ilham Aliyev. Eles também terão encontros com representantes do Legislativo local.
Na terça (1º) a agenda marca encontro com o ministro da Energia do Azerbaijão, Natig Aliyev, seguido de visita à Companhia Estatal de Petróleo.
Ao justificar a viagem, Maia afirmou que o Azerbaijão é um país “muito interessante” e que foi convidado pelas autoridades locais. Ele citou também a importância da ex-república soviética na área de gás e óleo.
A Câmara está concluindo a votação do projeto que amplia a possibilidade de participação de multinacionais na exploração do pré-sal.
Além de Maia, fazem parte da delegação os deputados Aguinaldo Ribeiro (PB), líder da bancada do PP, Rogério Rosso (DF), líder do PSD, Rubens Bueno (PR), líder do PPS, Heráclito Fortes (PSB-PI) e José Carlos Aleluia (DEM-BA), que é relator do projeto que altera o pré-sal.