Certamente você já ouviu alguém dizer a expressão ‘o mundo é um ovo!’ quando quer dizer que tudo parece muito próximo. E, no mundo do trabalho, isso é mais que verdade: é uma constatação que nos deve fazer pensar muitas vezes antes de falar.

Explico por quê. Dizem por aí que, ao conversar com um desconhecido, bastam cinco minutos de sondagem para descobrirmos alguns conhecidos em comum. Se a pessoa é da nossa profissão, do nosso círculo de ação, ligada ao nosso meio, essa probabilidade aumenta ainda mais. Inúmeras vezes já me aconteceu, por exemplo, de falar de algum professor, palestrante ou jornalista e descobrir que meus interlocutores eram amigos, parentes ou conhecidos das pessoas que eu estava citando… Outras tantas vezes me espantei ao encontrar colegas da minha cidade em aeroportos e restaurantes do país todo.

E às vezes só descobrimos essa proximidade ao ‘pagar um mico’ estrondoso.

Certa vez presenciei uma cena inesquecível sobre isso. Estávamos em uma mesa de amigos quando alguém soltou um comentário maldoso sobre um músico que está em início de carreira, achando que ninguém o conhecia… mas dando detalhes das músicas e citando, inclusive, nome e sobrenome do artista. E não é que uma pessoa da mesa era parente do músico? Todo mundo tentou disfarçar, mudar de assunto, mas o constrangimento se instalou.

É comum acontecer esse tipo de coisa, por exemplo, quando um profissional sai de uma empresa e vai para a concorrência. Nesse caso, o pior que ele pode fazer é falar mal da antiga empresa, porque isso vai provocar uma péssima imagem da sua pessoa. Aliás, falar mal da concorrência, em geral, pode ser muito mais negativo do que positivo.

No fundo, por difícil que possa parecer, deveríamos desenvolver o hábito de exprimir apenas comentários positivos – especialmente se a pessoa comentada estiver ausente, é claro! Quando tivermos algo positivo para falar, falamos, mas quando bater aquela vontade de deixar escapar um ‘veneninho’, devemos treinar a língua para guardar o comentário apenas em pensamento…

(baseado no livro Etiqueta Social e Empresarial, de Adriane Werner – Editora InterSaberes)

Adriane Werner. Jornalista, especialista em Planejamento e Qualidade em Comunicação e Mestre em Administração. Ministra treinamentos em comunicação com temas ligados a Oratória, Media Training (Relacionamento com a Imprensa) e Etiqueta Corporativa.