Em seu primeiro dia como prefeito eleito de Curitiba, Rafael Greca (PMN) voltou a dizer que pretende iniciar a transição na quinta-feira, conversará com o governador Beto Richa (PSDB) sobre a reintegração do sistema de transporte ainda nesta semana e remanejará o orçamento da cidade. Ontem, Richa confirmou a intenção de retomar a integração dos ônibus entre a Capital e a região metropolitana, inclusive com subsidio do Estado.
Isso acontece rapidamente. Houve uma desintegração unilateral a pedido da prefeitura municipal. Agora vamos retomar, disse Richa. Já estamos subsidiando a região metropolitana. Podemos passar para o reinício da integração. Já no início da gestão, garantiu o tucano.
No dia seguinte à sua vitória sobre Ney Leprevost, Greca deu entrevistas para a RIC TV, a RPC TV, a Globonews, as rádios CBN Curitiba e Transamérica Light e o jornal Gazeta do Povo. Ele disse que pretende descansar hoje e amanhã e retomar as atividades na quinta-feira.
Nas entrevistas, Greca reafirmou que a área da saúde será a prioridade no início de sua gestão. O grande desafio é devolver a qualidade ao serviço de saúde sem aumentar as despesas. Conversamos com os principais hospitais da cidade e vemos um horizonte de bom atendimento para o nosso povo, afirmou. Segundo ele, houve uma conversa na noite de domingo com o secretário estadual da Saúde, Michelle Caputo Neto, a fim de iniciar um estudo para instituir mutirões e reduzir a fila de consultas com especialistas.
O prefeito eleito disse que arrancou a reintegração do transporte coletivo horas depois da eleição. Ontem (domingo), quando eu dei a mão pra ele (Beto Richa), eu disse ‘essa mão é a CIC e essa é Colombo. E já arranquei a integração. Mas eu vou conversar com ele no dia 3. Greca disse que, nos próximos meses, também tentará audiências com o presidente Michel Temer e com ministros. Não temos tempo a perder. Não vou perder esses 60 dias.
Tarifa – Rafael Greca disse que a promessa de reduzir a tarifa de ônibus, feita por Leprevost durante a campanha, foi um contro de fadas de carochinhas e ratinhos. O povo não entrou no canto das sereias e isso ficou para o reino das carocinhas e dos ratinhos. Podemos manter uma tarifa equilibrada, justa e metropolitana, colocando mais gente no sistema e com uma tarifa mais barata entre os picos, das 9h às 5h da tarde, afirmou.
Secretariado – Em relação ao secretariado, Greca disse que o único nome definido é o de Baracho, que é presidente da Associação Médica do Paraná, para a Saúde. Outro que deverá assumir uma secretaria é Luiz Fernando Jamur, secretário de Governo durante o segundo mandato de Beto Richa como prefeito. É bom que os nomes sejam do chão da escola, do chão da fábrica. Senão, vêm uns doutores da universidade, que ficam lidando com estatísticas. Isso não deu certo, comentou o prefeito eleito. Ele confirmou que exintiguirá a Secretaria de Planejamento e que suas atribuições passarão para o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Greca disse que pretende remanejar o orçamento do município. Agora vai ser uma nova prefeitura e vamos refazer as prioridades.