A comissão eleitoral define nesta segunda-feira (5) a lista tríplice – ou seja, os três candidatos a ouvidor de Curitiba para o próximo biênio que serão sabatinados, no próximo dia 12, pelo plenário da Câmara Municipal. Das 25 inscrições recebidas, 23 foram homologadas. Segunda e penúltima etapa do processo aberto em 24 de outubro, a reunião começa às 14h, no Palácio Rio Branco.

Os candidatos terão dez minutos para expor a comprovação dos requisitos ao cargo – que são, segundo a lei municipal 14.223/2013, notório conhecimento de administração pública, idoneidade moral e reputação ilibada. Depois, em votação aberta, os membros da comissão eleitoral escolherão, cada um, três nomes. Os três mais votados formarão a lista tríplice.

O subsídio do ouvidor é o mesmo que o recebido pelo secretariado municipal, atualmente fixado em R$ 17.767,62. Cabe a ele receber manifestações da população, como reclamações, denúncias, dúvidas e elogios, e dar seguimento às solicitações, em busca de soluções para as demandas. O mandato é de dois anos, sendo permitido candidatar-se uma única vez consecutiva.

Dos 23 candidatos, 6 são mulheres. A maior parte dos postulantes ao cargo de ouvidor de Curitiba para 2017 e 2018 é formada em Direito, seguida pelos cursos de Administração e Economia. 

As fichas e as certidões dos candidatos foram disponibilizadas no hotsite da Ouvidoria. A Diretoria de Comunicação pediu por e-mail que eles enviassem vídeos de até dois minutos se apresentando, e os já recebidos estão no ar. Confira, a seguir, os perfis resumidos:

Alessandro Baum tem 38 anos e é analista de projetos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Formado em Administração, tem pós-graduação em Contabilidade pública e Responsabilidade Fiscal. É brasileiro e mora em Curitiba.

Ana Luiza Sampaio Guedes Nocente tem 42 anos e informou possuir certificação profissional de ouvidora pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) desde 2011. Atuou nessa área do banco Itaú por 21 meses. Nunca exerceu cargo público. Tem curso superior de Administração com ênfase em Marketing. É brasileira e reside em Curitiba.

Andreia Azevedo de Lima Wada tem 40 anos e graduações em Medicina Veterinária e Direito. É especialista em Gestão da Qualidade e Vigilância Sanitária em Alimentos e em Clínica Médica de Pequenos Animais. Informou nunca ter sido detentora de cargo público. Brasileira, reside em Curitiba.

Carlos Alberto da Costa Macedo tem 49 anos. Atualmente trabalha como assessor técnico da governadoria da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). Formado em Ciências Econômicas, tem MBA Executivo em Direção Estratégica. É brasileiro e mora em Curitiba.

Cibele Karan dos Santos Bond tem 67 anos e é administradora de empresas com especialização em Desenvolvimento Regional. Atua como assessora parlamentar do vereador Tito Zeglin (PDT) e foi servidora da Secretaria de Estado do Planejamento e da Prefeitura de Curitiba. Brasileira, reside em Curitiba.

Clóvis Augusto Veiga da Costa tem 47 anos. É o atual ouvidor de Curitiba, cargo que exerce desde 2015, e concorre à reeleição. Formado em Direito, tem mestrado em Direito do Estado. É brasileiro, residente em Curitiba.

Cristiane Bariato Andrade Fontes, de 47 anos, é assessora do gabinete do vereador Jairo Marcelino (PSD). Formada em Administração, é mestranda em Gestão do Conhecimento e tem especialização em Administração Pública. Brasileira, reside em Curitiba.

Dalton José Borba tem 51 anos. É formado em Direito, com mestrado em Direito do Estado. Declarou nunca ter sido detentor de cargo público, emprego ou mandato eletivo no país. É professor de Direito Constitucional há 17 anos no Unicuritiba. É brasileiro e mora em Curitiba.

Dalva Maciel tem 47 anos e já foi assessora do gabinete do ex-vereador João Claudio Derosso. Tem o Ensino Médio completo e é brasileira, residente em Curitiba.

Fernando Mauro Nascimento Guedes tem 51 anos e é formado em Engenharia Florestal. Atualmente é secretário municipal do Trabalho e Emprego e coordenador de Relações com a Comunidade da Prefeitura Municipal de Curitiba. Brasileiro, reside em Curitiba.

Gustavo de Pauli Athayde, de 32 anos, é advogado e economista. É pós-graduado em Gestão Empresarial com ênfase em Novos Negócios e Negócios Internacionais. Declarou não ter exercido cargo público. Brasileiro, mora em Curitiba.

Juliana Helena Pamplona tem 32 anos, é graduada em Ciências Biológicas e tem mestrado em Toxicologia Ambiental. Trabalhou no Incra, Ministério Público do Paraná e nas prefeituras de Cubatão e Campo Magro. Brasileira, mora em Curitiba.

Luiz Carlos Betenheuser Junior tem 47 anos. É funcionário público desde 1992 e está lotado na Fundação de Ação Social. Formado em Administração, tem especialização em Gestão Administrativa e Tributária. É ex-conselheiro municipal de assistência social e ex-conselheiro do Ippuc. Brasileiro, reside em Curitiba.

Luiz Reichmann Filho tem 60 anos. É formado em Arquitetura e Urbanismo e declarou não ter sido detentor de cargo público. Brasileiro, mora em Curitiba.

Mauricio de Oliveira Pinheiro tem 44 anos. Formado em Administração de Empresas com MBA e especializado em Liderança e Administração de Conflitos, diz que atuou como mediador entre empresas e e governos estaduais, federais e municipais. Declarou não ter exercido cargo público. Brasileiro, mora em Curitiba.

Maurício de Santa Cruz Arruda tem 42 anos. É diretor de Inteligência da Guarda Municipal de Curitiba, da qual foi ouvidor. Já foi assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná e do Senado. Também foi assessor técnico da Prefeitura de Curitiba. Formado em Direito, tem especialização em Gestão de Segurança Pública, Direito Penal e Criminologia. Entrou na lista tríplice da última eleição à Ouvidoria. Brasileiro, reside em Curitiba.

Neemias Portela tem 50 anos. Foi assessor de gabinete na Câmara Municipal, coordenador de gestores da Regional Cajuru e Conselheiro do Fundo de Habitação. Tem Ensino Médio completo e graduação em Gestão de Negócios incompleto. Brasileiro, reside em Curitiba.

Orlando Cardoso Silveira tem 61 anos e é policial militar aposentado como primeiro-sargento. É advogado e especialista em Direito e Processo Penal. Brasileiro, reside em Curitiba.

Pedro Paulo Costa tem 49 anos e é vereador de Curitiba há três mandatos. Primeiro-secretário da Câmara Municipal, é graduado em Ciências Sociais e formado no Magistério com especialização em Educação Infantil. É coordenador do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Brasileiro, reside em Curitiba.

Ricardo Rodrigues Ribeiro tem 44 anos. É auditor fiscal de tributos municipais de Curitiba e foi sargento do Exército. Formado em Direito, tem especialização em Administração Pública. Brasileiro, reside em São José dos Pinhais.

Ricardo Tadao Ynoue tem 36 anos. É bacharel em Direito e Ciências Contábeis e procurador jurídico da Câmara Municipal de Curitiba. Já trabalhou como assistente parlamentar na Câmara, como coordenador da Assessoria Jurídica da Secretaria e Estado da Criança e da Juventude e assessor jurídico da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul. Brasileiro, reside em Curitiba.

Tarso Cabral Violin tem 42 anos. Advogado, é especialista em Direito Administrativo, mestre em Direito do Estado e doutorando em Políticas Públicas. Como servidor público, declarou já ter sido diretor jurídico da Celepar e assessor jurídico de outros órgãos. É professor universitário de Direito Administrativo. Brasileiro, reside em Curitiba.

Waldemar José Teodoro tem 51 anos. Formado em Gestão Pública, é especialista em Administração Pública e Gerência de Cidades. Servidor da Prefeitura de Curitiba, é agente administrativo no Departamento de Cadastro Técnico da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU). Brasileiro, reside em Curitiba.

A comissão eleitoral
Com três vereadores, três representantes da Prefeitura de Curitiba e três entidades da sociedade civil, a comissão eleitoral elegeu Pier Petruzziello (PTB) seu presidente e Bruno Pessuti (PSD) o relator. O Legislativo também é representado por Julieta Reis. O Executivo, por sua vez, indicou o secretário municipal do Urbanismo, Reginaldo Cordeiro, o secretário do Governo Municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi, e o chefe de gabinete do prefeito, Itamar Abib Neves.

As entidades da sociedade civil se inscreveram para participar do processo e se elegeram entre si. Participam da comissão a Associação de Moradores e Amigos das Vilas São Fernando e Santa Mônica (Amafemo), a Federação das Entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná (Fecampar) e a Associação de Moradores e Amigos da Vila Jerusalém.

A Ouvidoria
Implantada em abril de 2015, a Ouvidoria de Curitiba é responsável pelo controle da administração pública municipal e, apesar de ser vinculada à Câmara, em um modelo inédito no país, possui total autonomia (saiba mais). Cabe ao ouvidor receber manifestações da população, como reclamações, denúncias, dúvidas e elogios, e dar seguimento às solicitações, em busca de soluções para as demandas.

Hotsite
Para saber mais sobre a Ouvidoria de Curitiba e sobre o processo de escolha do próximo ouvidor, clique aqui e acesse o hotsite. Nele você encontra notícias, a legislação relativa ao órgão, o cronograma da eleição, editais, documentos, áudios e vídeos disponibilizados ao longo do processo.