SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ele não aparece nos pôsteres, mas está por trás de um dos personagens mais carismáticos de “Star Wars”. Brian Herring é o responsável pelos movimentos do BB8, o novo robô introduzido na franquia em “O Despertar da Força” e que continuará na saga em “Rogue One”, que estreia em 15 de dezembro.
“Lembram o trailer de ‘Despertar da Força’, em que o BB8 aparece correndo? Dizem que é computação gráfica, mas sou eu correndo atrás das câmeras”, disse Herring ao público do Comic Con Experience neste sábado (3), em São Paulo.
Aplaudido de pé, ele contou como é a confecção das criaturas alienígenas nos filmes dirigidos por JJ Abrams e como elas são manipuladas.
No caso do BB8, há sete versões diferentes do robô, com mobilidades distintas. Todas elas animadas por Herring, que participa das cenas vestido dos pés à cabeça com tecido verde fluorescente como um chroma-key e segurando um bastão com os comandos para a criatura.
Ele diz acreditar que seu trabalho -costuma reagir em diálogos imitando bipes eletrônicos com a boca- confere mais realismo às cenas e ajuda a interpretação dos atores. Um trabalho que, em “Rogue One”, se aproxima da linguagem do documentário, inserindo o público na cena, afirmou.
Herring contou também que há criaturas mais complexas que exigem 17 manipuladores ao mesmo tempo. Em outros casos, ele dá orientação remotamente a operadores que, vestidos nos figurinos de seres como Moroff, tão peludo como Chewbacca, não conseguem ver e mal podem ouvir.
“Fico à distância dizendo num microfone: mova-se [no sentido das] 12 horas. Agora, duas horas”, contou.
O público da Comic Con, muitos comendo pipocas em baldes no formato do capacete de soldados imperiais, pôde assistir em primeira mão a um vídeo promocional de “Rogue One” e a cena dos bastidores do longa. Foi ao delírio: difícil distinguir o que eram palmas e gritos dos fãs do som em alta definição do filme.