Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), do Hospital Erasto Gaetner, terão o auxílio da mais alta tecnologia quando necessitarem passar por alguns procedimentos cirúrgicos. Hoje, o Erasto comemora 44 anos com a aquisião de um cirurgião-robo, que fará cirurgias minimamente invasivas em pacientes do Hospital Erasto Gaertner atendidos pelo SUS. O Erasto Gaertner será o primeiro hospital do país a utilizar esse tipo de tecnologia no SUS.

O aparelho vai auxiliar os médicos com precisão, a retirada de tumores nas cirurgias oncológicas de urologia, ginecologia, cabeça e pescoço. A aquisição do robô é considerada um avanço para o tratamento do câncer no Sul do país: trata-se do primeiro Sistema Cirúrgico Robótico do estado, e também de Santa Catarina. A compra do equipamento foi feita através Programa Nacional de Atenção Oncológica (Pronon).

A previsão do término da instalação do Sistema Robótico, e das obras necessárias de ampliação do Centro Cirúrgico do hospital, para receber o equipamento, é 15 de dezembro. Os recursos para o robô e seus acessórios somaram R$10 milhões, integralmente captados por dedução do imposto de renda de 2015 de pessoas físicas e jurídicas. O projeto foi ideia do superintendente do hospital, Adriano Lago.

Sistemas — Outro hospital que está investindo na automação é o Nossa Senhora das Graças. Há dois meses, o sistema passou a ajudar médicos e equipe de enfermagem a salvar vida dos pacientes. O robô é inédito no mundo, e identifica casos de sepse, que é uma das principais causas de mortes em UTIS.

O robô Laura, desenvolvido com tecnologia cognitiva, — ou seja, ele é capaz de aprender novos sistemas — atua em tarefas, projetos e processos, em tempo real, a fim de minimizar erros operacionais. Com isso, haverá um melhor gerenciamento de riscos, pois pelo mapeameto de falhas operacionais é possível informar os responsáveis a tempo, poupando tempo, recursos e até vidas.