SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após uma campanha surpreendente, principalmente no segundo turno, sob o comando do técnico Jair Ventura, substituto de Ricardo Gomes, que foi para o São Paulo, o Botafogo vai a Porto Alegre neste domingo dependendo só de si para garantir vaga na Libertadores do ano que vem.
Para não depender de outros resultados, ao time do Rio basta vencer o Grêmio, que joga com o time reserva, já que na quarta-feira conquistou em casa a Copa do Brasil, pela quinta vez. Nem o técnico Renato Portaluppi estará no banco de reservas.
Ao Botafogo, a possibilidade de classificação para a Libertadores era impensável para quem acompanhou o primeiro turno do Brasileiro, quando o time carioca esteve sempre próximo da zona de rebaixamento. A arrancada veio sob o comando do novato filho de Jairzinho, o Furacão da Copa de 1970.
“O jogo mais decisivo, para mim, foi contra o São Paulo (vitória por 1 a 0). Minha estreia, na zona de rebaixamento, fora de casa. Já passei por momentos piores. Sei que uma situação de rebaixamento acabaria com a minha carreira. Isso marcaria de maneira negativa uma gestão tão boa do Carlos Eduardo [Pereira, presidente do Botafogo] e acabaria com a minha carreira”, disse.
Caso tropece neste domingo, o Botafogo terá de torcer contra o Corinthians diante do Cruzeiro. Esta vaga será determinante para o planejamento do clube em 2017, inclusive na busca por reforços.
Campeão da Copa do Brasil, o Grêmio já está classificado à Libertadores do ano que vem. Vários titulares, e o próprio técnico Renato Portaluppi, foram liberados e já estão de férias.

GRÊMIO
Léo; Wallace Oliveira, Fred, Thyere e Iago; Kaio, Jailson, Negueba, Lincoln e Guilherme; Bolaños. T.: James Freitas
BOTAFOGO
Sidão; Alemão, Joel Carli, Emerson Silva e Víctor Luís; Airton, Bruno Silva, Diogo Barbosa, Camilo e Rodrigo Pimpão; Sassá. T.: Jair Ventura
Estádio: Arena do Grêmio
Horário: 17h
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)