Já começou o processo de transferência do ex-governador Sérgio Cabral do Rio de Janeiro para Curitiba. Quem comanda a transferência é a  Polícia Federal do Rio de Janeiro. Ele estava detido no Complexo de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio, de Janeiro. A previsão é que o embarque no terminal de cargas da PF, no Aeroporto Tom Jobim, o Galeão, ocorra às 12 horas e que ele chegue no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pìnhais por volta das 14 horas. 

O juiz federal Marcelo Bretas decidiu pela transferência do ex-governador depois que o promotor André Guilherme Freitas, das Promotorias de Justiça de Execução Penal do RJ, do Ministério Público estadual, denunciou que Cabral estava recebendo na Cadeia Pública José Frederico Marques visitas de amigos e familiares sem que eles estejam cadastrados na Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap).

Cabral está preso desde o dia 17 na cadeia pública José Frederico Marques. Sua prisão fez parte da Operação Calicute, da Polícia Federal e Ministério Público Federal, que apura desvios em obras do governo estadual. O prejuízo é estimado em mais de R$ 220 milhões. Além de Cabral, dez pessoas foram presas no dia da operação. Na terça-feira (6), a advogada Adriana Ancelmo, mulher de Cabral, também foi detida.

A operação Calicute foi deflagrada a partir de investigações da Polícia Federal e de uma Força-tarefa do Ministério Público Federal do RJ. De acordo com as investigações, Cabral era o cabeça do esquema de corrupção e de recebimento de propina, que envolvia obras da Andrade Gutierrez.