O Atlético vai conhecer nesta quarta-feira (20) os rivais na Copa Libertadores de 2017. A Conmebol vai realizar o sorteio de todas as etapas da competição a partir das 22 horas, na sede da entidade, em Assunção (Paraguai). O time paranaense entrou na segunda fase preliminar. E vai precisar passar por dois adversários para chegar à fase de grupos.

O Atlético está no pote 2 da segunda fase preliminar, bem como o Botafogo. O primeiro adversário vai sair do pote 1. Pode ser Olimpia (PAR) ou Colo-Colo (CHI), que já conquistaram a Libertadores. Mas também pode ser El Nacional (EQU), Junior Barranquilla (COL), Millonarios (COL), The Strongest (BOL), Unión Española (CHI) ou Universitario (PER), menos tradicionais no torneio.

Dos 16 times da segunda fase preliminar, oito avançam para a terceira fase e serão distribuídos em quatro confrontos de mata-mata. Esses quatro vencedores ascendem à fase de grupos.

Se passar pelas duas fases, o Atlético tem pelo menos 62% de chance de pegar um time brasileiro na fase de grupos. Há seis equipes do país já habilitadas para essa fase: Grêmio, Atlético-MG, Santos (cabeças-de-chave), Palmeiras, Flamengo (pote 2) e Chapecoense (pote 4). Os quatro vencedores das fases preliminares também entram no pote 4. O sorteio das chaves será nesta quarta-feira e a Conmebol determinou que times do mesmo país não fiquem no mesmo grupo. A menos que venham das fases preliminares, o que seria o caso do Furacão. Ele corre risco de enfrentar Grêmio, Atlético-MG, Santos, Palmeiras ou Flamengo.