Após inaugurar o único Sistema Cirúrgico Robótico do Paraná e de Santa Catarina, no início de dezembro, o Hospital Erasto Gaertner realizou, na manhã desta quarta-feira (21), a primeira cirurgia com o uso do equipamento. O procedimento, para tratar um câncer de próstata, foi realizado pela equipe do Serviço de Cirurgia Abdominal da instituição. A segunda cirurgia está prevista para o período da tarde e será comandada pelo Serviço de Ginecologia.

O equipamento é composto por um sistema de três consoles interligados por fibra ótica, com os quais torna-se possível manipular remotamente, com visão 3D e enorme precisão de movimentos, instrumentos inseridos nas cavidades abdominal, torácica ou oral. Por ser mais assertivo e menos invasivo do que o método tradicional de cirurgia, o Sistema proporciona ao paciente uma recuperação mais rápida.

De acordo com o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, o tempo de internamento pós-cirúrgico é reduzido em um terço, o tempo de cirurgia, para algumas propostas, pode diminuir de seis ou cinco horas para apenas uma hora. O controle de dor, efetivamente pós o tratamento, é muito menor, em alguns casos, o paciente nem passa por dor, reitera.

O Hospital Erasto Gaertner é o segundo do sul do país a possuir o equipamento, mas o primeiro a usá-lo em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O robô vai operar nas cirurgias oncológicas nas especialidades de urologia, ginecologia e cabeça e pescoço.

A nova tecnologia foi viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), que tem a finalidade de captar e canalizar recursos para a prevenção e o combate ao câncer. Todo o dinheiro para o projeto foi captado por deduções do imposto de renda, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.