O maestro Claudio Cruz, diretor do núcleo de música clássica da Oficina de Música de Curitiba, confirmou há pouco o cancelamento do evento. A notícia foi dada pelo maestro na página pessoal da rede social Facebook. Ele classificou o cancelamento como um desastre (Ver reprodução da postagem abaixo).

A Oficina, que teria a sua 35ª edição, é um dos mais importantes e tradicionais eventos musicais do país e da América Latina. Mas o prefeito eleito Rafael Greca (PMN-PR) pediu o cancelamento do evento em nome da necessidade de se utilizar o dinheiro para investir em saúde. Como pretendo priorizar o atendimento à saúde pública a partir de janeiro, não tenho outra saída senão adiar a despesa com a oficina de música, disse Greca em sua página no Facebook.

A oficina era realizada por meio de um contrato de gestão entre o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) e a Fundação Cultural de Curitiba, órgão do município. O orçamento inicial passou de R$ 1,7 milhão para R$ 1,3 milhão, que seria pago em duas partes, uma este ano e outra após a realização do evento. 

Abaixo a postagem do maetro Claudio Cruz na íntegra:

Infelizmente a Oficina de Música de Curitiba foi cancelada!!!
Após 34 anos initerruptos o prefeito eleito decidiu cancelar, alegando falta de recursos. Nesses últimos 15 dias tentamos de tudo, falamos com várias autoridades, mas nada mudou o intento deste homem…
Tivemos muitas inscrições, alto nível de alunos, grandes Mestres foram contratados. Passagens compradas, programação feita, hospedagens reservadas, além das agendas dos artistas….
Um desastre!
Estamos num momento bem difícil aqui no Brasil, várias orquestras estão enfrentando dificuldades, outros festivais estão sendo realizados com períodos encurtados e com grande corte de verbas….
Entendo este momento de crise que vive o Brasil, mas lamento o cancelamento da Oficina. Nos dois últimos anos tivemos um aumento substancial de público, alunos e grande apoio da sociedade. Acreditava que os políticos fariam uma análise completa da situação e perceberiam que seria mais vantajoso, inclusive financeiramente, manter a Oficina.
Agradeço imensamente pela ajuda e apoio.
Espero que possamos continuar juntos lutando pela música no Brasil.