A epidemiologista brasileira Celina Turchi entrou no dia 19 de dezembro para a lista dos dez cientistas mais influentes do mundo em 2016 segundo a revista Nature. O reconhecimento se deu graças a seu trabalho que permitiu associar a microcefalia à infecção pelo vírus zika, informou a publicação.

Medicina tropical
De acordo com o editor da revista, Richard Monastersky, a escolha das dez pessoas que importam na ciência é feita com base nos avanços científicos revelados pelas pesquisas desenvolvidas por elas. Médica pela Universidade Federal de Goiás, mestre em epidemiologia pela London School of Hygiene & Tropical Medicine e doutora pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo, a brasileira Turchi desenvolveu pesquisas em diversas instituições nacionais e internacionais.

Equipes multidisciplinares com múltiplas universidades
Com experiência na área de epidemiologia das doenças infecciosas, atualmente, Turchi atua como pesquisadora no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães – Fiocruz no estado de Pernambuco. Em entrevista à agência de notícias Lusa, Turchi atribuiu a indicação da Nature a todo o grupo de pesquisadores que participou da investigação sobre o zika. São cientistas que têm muito interesse, que se empenharam muito, trabalharam em equipes multidisciplinares, com múltiplas universidades e institutos de pesquisa. Esta distinção é para todos os componentes desse grupo.

Avanço científico
Os resultados preliminares do estudo, publicados em setembro pela revista Lancet Infectious Diseases, demonstram que a epidemia de microcefalia registrada no Brasil em 2015 é resultado da infecção congênita pelo vírus zika. O estudo comparou os 32 recém-nascidos com microcefalia nascidos em oito hospitais públicos do Recife, em Pernambuco, entre janeiro e maio deste ano, com 62 bebês nascidos sem microcefalia nos mesmos hospitais e no mesmo período. A conclusão foi que 13 dos 32 casos (41%) tiveram resultados positivos para a presença do vírus no sangue ou no líquido cefalorraquidiano, contra nenhum dos 63 bebês saudáveis.

Conhecimento útil para investimento em prevenção
O estudo continua em curso e deverá incluir 200 casos de recém-nascidos com microcefalia e 400 sem a doença, o que permitirá quantificar o risco com maior precisão e investigar o papel de outros fatores na epidemia de microcefalia. Pensar que em menos de um ano se estabelece o vínculo causal com uma doença e se levanta a hipótese e se consegue estabelecer o vínculo de associação entre a infecção congênita e a doença. É um novo capítulo da medicina, disse Turchi, lembrando que esse conhecimento é útil para que se invista na prevenção.


CURTAS

* A Saint Germain Padaria e Confeitaria entrou no clima do Natal e vai presentear seus clientes com um ensaio fotográfico, maquiagem profissional e uma foto incrível com moldura de couro. A promoção é válida para as lojas da Princesa Izabel, no Bigorrilho e da Padre Anchieta, no Champagnat. A ação é uma parceria com o Stúdio Mais e segue até o dia 01/01/2017 (consultar regulamento nas lojas).
* Um novo conceito de sorveteria acaba de ser inaugurado no litoral catarinense. É a Sormetier, uma sorveteria multimarca que reúne uma seleção dos melhores sorvetes existentes no mercado. A proposta, única e inovadora, é oferecer a iguaria ao consumidor em suas diferentes formas: os cremosos gelatos italianos, os tradicionais picolés, as irresistíveis paletas, o brasileiríssimo açaí gelado e ainda uma novidade voltada ao segmento de saudabilidade.
* Livro: Técnicas de comunicação escrita. Nesta obra, o professor Izidoro Blikstein – um dos maiores especialistas em comunicação do país – desvenda os mistérios do escrever bem para todos aqueles que sentem calafrios só de pensar que precisam redigir desde um simples e-mail até um relatório complexo. Em linguagem leve, com exemplos didáticos, o autor mostra que redigir um bom texto, qualquer que seja, não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas é preciso atenção e esforço, pois escrever bem significa comunicar-se com eficiência.

 


FRASE

Uma equipe sem metas não passa de um comitê ineficaz
(James Miller)


   

 

www.ineam.com.br