A televisão como um todo, e aí se incluem a aberta e os canais pagos, poderá irremediavelmente tomar o mesmo caminho do rádio, se os responsáveis por ela não se preocuparem em regulamentar as suas operações. E trabalhar para o estabelecimento de normas que definam com absoluta precisão até que ponto será permitido para as emissoras negociar horários com terceiros. Hoje, o que se verifica é que a mais completa bagunça está instalada, em um preciso alinhamento com os mais variados e até miseráveis interesses, especialmente de ordem política. Daí os tantos horários e até grades inteiras vendidos para igrejas e programas caça-níqueis, em sua maioria indecentes na forma e conteúdo e que só existem para enganar a boa fé das pessoas. É de se espantar e até suspeito como esses verdadeiros assaltos à mão armada são feitos à luz do dia e ninguém até agora se dignou a tomar qualquer providência. Para a televisão, especialmente aquelas que hoje se locupletam dessa imoralidade, poderá ser o fim. E um fim bem triste.


TV Tudo

Planejamento – 1
Aguinaldo Silva encontra-se em Lisboa, e ontem ele começou a escrever os capítulos de O Sétimo Guardião, novela na fila das nove da noite, para estrear em 2018. A sinopse foi aprovada sem reparos, e o prazo para entrega de capítulos já foi estabelecido por Sílvio de Abreu, número 1 da Teledramaturgia da Globo.

Planejamento – 2
No fim de fevereiro, Aguinaldo promete apresentar os seis primeiros e, sucessivamente, seis por mês, até a estreia da novela em março do ano que vem. Quanto ao elenco, há boas chances de Thaila Ayala vir a fazer parte do time. Ela está afastada das novelas desde Sangue Bom, em 2013, quando passou a se dedicar quase que inteiramente ao cinema.

Mágica e humor
Ator e ilusionista, atualmente em Rock Story, na Globo, Gabriel Louchard também está gravando o Truque de Humor para o Multishow. Gravado na rua, o programa mistura mágica com momentos de humor, formato já consagrado em outros países e por outros artistas.

Retomada
Superados os problemas com uma infecção, a volta de Laura Cardoso às gravações de Sol Nascente está marcada para esta próxima quinta-feira. No ar, Dona Sinhá irá reaparecer a partir do capítulo 114.  

Jornalismo
O novo atentado terrorista – já assumido pelo Estado Islâmico – na noite do Ano Novo levou o correspondente do SBT, em Londres, Sergio Utsch, a viajar para a Turquia. Desde a madrugada de ontem, ele tem entrado com o noticiário de lá.

Grade da Record
Existem ainda pequenas questões em fase de ajustes, mas a direção da Record já tem definida a grade do prime-time para 2017. Marcelo Rezende continuará entregando para as novelas, elas para o Jornal da Record e a linha de shows entrando às 22h30, como já acontece.

Programação
A faixa das 22h30, como maior dos quebra-cabeças, foi finalmente definida e irá valer a partir de março. Xuxa continuará às segundas-feiras; Power Couple, às terças; Gugu, quartas; Jornalismo, quintas, e filmes às sextas.

Gugu está fora
Gugu Liberato comemorou o Ano Novo ao lado de familiares, nos Estados Unidos, e só na sua volta, semana que vem, irá se reunir com a direção da Record para definir algumas pequenas questões do novo contrato. Mas já está tudo apalavrado.

Divulgação

Estreia
Nesta terça às 21h30, o canal GNT terá a estreia de Prazer em Receber, programa da estilista Lenny Niemeyer, no qual ela dará dicas e ideias para criar pequenas festas e reuniões. São sete episódios inéditos, um por semana, que serão levados ao ar até 14 de fevereiro. No primeiro episódio, ela recebe Lúcio Mauro Filho e o músico Celso Fonseca.


Bate – Rebate

  • Sidney Sampaio, protagonista de A Terra Prometida, na Record, está reservado para Apocalipse, de Vivian de Oliveira…
  • … Thaís Fersoza também. A novela é para o segundo semestre.     
  • Silvio Santos, domingo, já circulava descontraído pelas ruas de Celebration…
  • … Aliás, já envolvido no seu passatempo favorito, que é a visita diária ao supermercado.
  • Planeta Gelado, considerada uma das mais extraordinárias produções da BBC, estreia nesta quinta, 22h30, na Band…
  • … Os realizadores do especial usaram tecnologia de ponta para detalhar as partes mais extremas e remotas do planeta…
  • … Série de três programas, com apresentação de Ana Paula Padrão.
  • Está garantida a terceira temporada do Multi Tom, do Tom Cavalcante, no Multishow…
  • … Serão outros 20 programas, com produção da Formata e direção de Caetano Caruso.

C´est fini

Com a Globo em primeiro lugar, anotando 23,5 pontos, na faixa de confronto, o programa da Sabrina Sato, nas noites de sábado da Record, fechou 2016 em segundo, na Grande São Paulo, de acordo com os dados do Ibope. Porém, uma vitória sobre o SBT nas casas decimais. Foram 7,5 pontos ante 6,7 do concorrente, mas com crescimento em relação aos 6,8 de 2014 e 7,0 em 2015.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!