Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada de quinta-feira (2), em Curitiba, prenderam uma quadrilha de assaltantes de ônibus que agiam na região metropolitana. Três homens foram presos, uma pistola com 20 munições e dois carros que eram usados nas ações criminosas foram apreendidos.

Ônibus de torcedores do Grêmio é assaltado na Grande Curitiba

Na quinta-feira (2), por volta das 0h50, agentes da PRF realizavam policiamento tático ostensivo na BR-116 em Curitiba, quando avistaram que um veículo Fiat Siena, de cor branca, ocupado por três homens, que acelerou ao ver a viatura, iniciando fuga. Imediatamente, os agentes iniciaram o acompanhamento tático ao veículo, que tomou rumo pela BR-476 (Linha Verde).

Durante a fuga, o condutor, dirigindo perigosamente, colidiu com dois veículos não identificados, causando avarias na lataria. Na altura do do viaduto de acesso ao bairro Pinheirinho, o condutor jogou o veículo no acostamento e três ocupantes desembarcaram rapidamente, sendo que um dos passageiros, de 41 anos, desembarcou com uma arma em punho, apontando para a equipe PRF, momento em que foram executados disparos por parte da equipe, no sentido de cessar a injusta agressão, mas não atingiram nenhum dos envolvidos.

Em ato simultâneo, os três ocupantes fugiram a pé em direção ao bairro Pinheirinho, sendo que dois deles desceram o viaduto através de uma barranco de gramado e o passageiro que estava armado, quando pulou a mureta de retenção do viaduto, sofreu uma queda de aproximadamente 12 metros de altura. Durante a queda sua arma caiu ao solo e a base do carregador quebrou, espalhando as munições pelo chão. Após a queda, ele permaneceu deitado e não ofereceu mais resistência à prisão, tendo a arma, uma pistola Taurus calibre 380, permanecido ao seu lado, sendo que estava carregada com uma munição na câmara e 19 munições espalhadas pelo chão. A pistola tinha sua numeração raspada.

De imediato a equipe acionou socorro através do 193 (Siate), sendo que por volta das 1h15 uma ambulância do SAMU realizou o atendimento ao vitimado. Por volta de 1h46, a ambulância do SAMU chegou ao Hospital do Trabalhador, escoltada pela viatura PRF.

Ao vistoriarem o Fiat Siena, foi verificado que ele estava com placas trocadas e na verdade se tratava de um carro com roubo em 27/04/2016 e dentro dele foram encontradas três balaclavas.

Logo após o socorro do ferido, a equipe PRF solicitou apoio para busca dos fugitivos à Polícia Militar, que avistaram, no local da fuga, um homem saindo do mato e entrando em um veiculo Celta Prata, iniciando assim um acompanhamento do veículo até a cidade de São José dos Pinhais, momento em que o mesmo parou em um residência, situada no bairro Afonso Pena e ao tentar efetuar abordagem, um dos ocupantes correu para dentro da residência, momento em que a equipe adentrou o local e efetuou a prisão do mesmo.

O motorista do Celta, também foi preso por auxiliar na tentativa de fuga. Na delegacia, os agentes da PRF reconheceram o homem como o mesmo indivíduo que havia empreendido fuga do veículo Siena, horas antes. Após consulta aos sistemas constatou-se que os envolvidos possuíam registro criminal por roubo.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, juntamente com um telefone celular e uma carteira com documentos, além de R$ 310,00 do detido, que permanece internado no Hospital do Trabalhador com previsão de alta em sete dias.