SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Vunesp, entidade responsável pelo vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista), divulgou nesta terça-feira (21) a terceira lista de aprovados do vestibular 2017. Nesta etapa, a instituição convocou 372 candidatos. A lista de aprovados pode ser consultada no site da Vunesp.
As matrículas deverão ser realizadas primeiramente on-line, no portal da Vunesp, a partir desta terça até as 16h desta quarta (22). Os aprovados deverão fazer a matrícula presencial diretamente na seção de graduação da cada unidade da Unesp que oferece o curso após a 5ª matrícula.
A quarta e a quinta chamadas serão divulgadas nos dias 2 e 7 de março, respectivamente. Se após a 5ª chamada ainda restarem vagas as convocações se darão por contato telefônico, e-mail ou outros meios que dispuserem as unidades da Unesp.
Segundo a Vunesp, todas as chamadas para matrícula incluem apenas nomes de candidatos que tenham confirmado o interesse por vaga no site da Vunesp. No dia 3 de fevereiro, a fundação já havia disponibilizado a classificação geral dos estudantes na área do candidato do site da Vunesp .
Este ano, a instituição ofereceu 7.365 vagas em 173 cursos de 23 cidades, sendo 45% (3.341 vagas) destinadas ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, voltado para quem cursou integralmente o ensino médio em escolas públicas, ou a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas públicas.
No ano passado, a proporção de matriculados egressos de escolas públicas foi de 46,6%. Das vagas destinadas às escolas públicas, 35% delas, em cada curso, serão destinadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
PRIMEIRA FASE
A primeira fase da Unesp foi realizada no dia 13 de novembro e registrou 7,7% de abstenção, de acordo com a Vunesp. Na edição do ano passado, o índice de ausentes foi de 8,3%. As cidades com os maiores índices foram São Paulo (1.695), Bauru (520) e São José do Rio Preto (508).
Nesta etapa, os estudantes realizaram a prova de conhecimentos gerais, composta por 90 questões de múltipla escolha divididas igualmente em três áreas: linguagens e códigos, ciências humanas e ciências da natureza e matemática.
O exame da Unesp seguiu o padrão das provas dos outros anos, exigindo dos alunos boa interpretação de texto. Essa é a opinião de alguns professores de cursinhos.
De acordo com Marcelo Dias Carvalho, coordenador-geral do curso Etapa, o vestibular da Unesp foi bem montado e bem distribuído, com enunciados claros e cobrança inteligente de conteúdo por meio de gráficos e de textos. Para ele, apesar de em alguns pontos a prova se assemelhar ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), não dá para dizer que ela é mais fácil. “São diferentes. Talvez o aluno fale que goste mais da prova Unesp por achá-la menos cansativa”, diz.