Até as 17 horas de ontem, 91.966 declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) foram entregues pelos paranaenses. Ontem, completou-se a primeira semana de entrega da declaração, que tem prazo até o dia 28 de abril. O ritmo de entrega tem média de 547 documentos recebidos por hora, o que mostra que muitos devem deixar para a última hora. A estimativa é de que 1,8 milhão paranaenses declarem neste ano.

Os 12 erros mais comuns na declaração do Imposto de Renda

Neste ritmo de pouco mais de 540 declarações por hora ao final do prazo serão apenas 656 mil declarações entregues. A média estadual vem abaixo da média nacional. Até ontem, cerca de 6% do total estimado para todo o País foi recebido pela Receita Federal. No Paraná o índice mal passava dos 5%.

O prazo de entrega começou no dia 2 e vai até as 23h59min59s de 28 de abril. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado.

 

Mutirão

Hoje, o professor do curso de Ciências Contábeis da Estácio Curitiba, Celso Oliveira, ministra a palestra Desmistificando o IRPF. A palestra faz parte das atividades do Mutirão do Imposto de Renda que a Instituição promove todo ano, oferecendo orientações gratuitas sobre a Declaração Anual de Ajustes de Imposto de Renda.

O mutirão segue no dia 8 de abril, quando professores e alunos do curso estarão de plantão na faculdade para atendimento à comunidade, tirando dúvidas e também ajudando a preencher as declarações dos contribuintes, das 9 às 16 horas. Quem levar toda documentação completa poderá sair de lá com sua declaração feita e enviada para a Receita Federal. Não precisa fazer inscrição prévia para receber o atendimento.