Macumba — Uma Gira Sobre Poder, espetáculo da Companhia Transitória que integra a Mostra do 26º Festival de Curitiba, trata do empoderamento da mulher e do homem negro. Empoderar-se significa conhecer a sua história e ter consciência da sua cultura e identidade. A Companhia Transitória pergunta: o negro tem poder? Onde o negro tem poder?

Neste trabalho o grupo estabeleceu uma parceria com a dramaturga Fernanda Julia, fundadora do Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas (Nata), que assina a direção. É estimulante discutir ancestralidade negra num lugar onde a negritude busca fortalecer-se e tem muitos desafios a superar, diz Fernanda Julia. Curitiba também é um espaço emblemático por ainda existir um desejo de ser a capital europeia do país e uma certa tendência a ignorar seus 22% de negras e negros e a contribuição dos seus antepassados, completa. Nome forte que desponta na nova dramaturgia brasileira, Fernanda traz no currículo trabalhos com Lázaro Ramos e Greice Passô e esteve em Curitiba na Mostra Baiana, que fez estrondoso sucesso no Festival de Teatro de Curitiba, em 2013.

Propondo uma afirmação em prol da cultura afrobrasileira e sua pluralidade, a Companhia Transitória desenvolve no cenário artístico de Curitiba, desde 2014, eventos que fortalecem não só a discussão, mas também a arte negra, como a primeira edição do Festival Batuques de Terreiro chegando até o espetáculo Macumba: Uma Gira Sobre Poder.

O espetáculo busca, por meio de uma construção sensível e diversificada, dar voz e visibilidade aos artistas negros, para que haja uma constante troca e se faça visível esta capacidade transformadora de combate incansável contra o racismo, pelo reconhecimento dos valores das culturas negras na sociedade brasileira.

Macumba: Uma Gira Sobre Poder é um espaço para afrografar poéticas cênicas dentro de nosso discurso artístico negro, onde raça, cor, fé se relacionam com a geografia e a grafia urbana.

Serviço:
Macumba: Uma Gira Sobre Poder
Sociedade 13 de Maio.
Dias 3, 4 e 5 de abril ás 21h.


Ingressos
A venda dos ingressos será pelo site www.festivaldecuritiba.com.br, pelo aplicativo do Festival (Festival de Curitiba 2017) e na bilheteria oficial do evento, no ParkShoppingBarigüi, com funcionamento das 11h às 23h, de segunda a sexta, no sábado, das 10h às 22h e, aos domingos, das 14h às 20h. Nesta edição, o cliente tem a opção de não retirar o ingresso impresso na bilheteria: os ingressos comprados pelo site terão um QR Code, que será enviado ao celular do público e usado para a entrada nas peças e demais eventos do Festival.