Sintonizados nas tendências e demandas por leitura não só no mundo corporativo, vamos iniciar, de maneira intercalada, a publicação de resenhas de livros que trazem uma aplicação prática e reflexão na vida e na carreira. Convidamos para apresentar a primeira resenha, a Psicóloga e Consultora Sandra Regina Fusco da ZHZ Consultores, especialista em gestão de recursos humanos, com MS (UFSC) em gestão da qualidade e produtividade. Sandra recomenda o livro escrito por Jack Welch, ex CEO mundial da GE, escritor e consultor renomado e esposa Suzy Welch, jornalista na área de negócios.

Sistematizar um ‘modus operandi’
O livro tem como objetivo principal sistematizar um ’modus operandi’ como fazer negócios, proporcionando um modelo para que se compreendam quais as regras do jogo e como ter atuação bem sucedida. Traz conselhos e técnicas que vão além das teorias de gestão, por conta das experiências de sucesso dos autores, em segmentos e portes diferentes de empresas.

Condutas, valores e ética
Na introdução nos brindam com Os negócios são o maior esporte de equipe que existe e No mundo das empresas e dos negócios não existe eu apenas nós. Dividido em três partes, traz na primeira O Jogo, a maneira como a empresa se organiza e opera para vencer no mercado, como transmitir a missão e os valores para seus funcionários, reforçando a importância de uma conexão fundamental entre a Missão (o propósito da empresa) e a Conduta (Valores de como devem agir).

Medir as consequências e desdobramentos, com estratégia dinâmica
E um terceiro elemento: Consequências (mecanismos que reforçam a missão e a conduta através da concessão de promoções e bônus). Aborda como criar uma estratégia que não fique ultrapassada, a recuperação depois de uma rasteira e como estimular o crescimento num ambiente desfavorável, incentivando a capacidade de Inovação. Nos negócios é mais provável que a inovação ocorra quando é definida para também, incluir pequenos avanços progressivos, que fazem parte do trabalho de cada um. Relatam casos de sucesso sobre globalização, destacando valores, ética corporativa e o discernimento como a capacidade e a autoconfiança em aplicar as normas da empresa interagindo com os costumes e normas locais.

Construção da verdade e confiança
Na segunda parte, liderança e equipe tratam da verdade para construção da confiança perante a equipe, e entre outras práticas, a habilidade em conduzir funcionários especialistas, trabalho remoto e desperdiçadores de tempo. Ressaltam a atuação estratégica da área de recursos humanos. Finalizam com Você- escolha, construção e manutenção da carreira com significado. Cuidados para: evitar escolhas equivocadas de carreira, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, empreendedorismo, estagnação de carreiras, desligamentos, mudança de empresa e aposentadorias. Valiosos ensinamentos em como dar a volta por cima – ao que denominam reinvenção. Indicamos para qualquer fase da vida profissional. A ZHZ Consultores atua há 14 anos com soluções para o desenvolvimento de Pessoas e Organizações. www.zhz.com.br .Editora Sextante.


CURTAS

* Augusto Cury ministra palestra no mês de maio em Curitiba 
O evento acontece no Teatro Positivo e tem como tema Gestão da Emoção: Qualidade de Vida no Século XXI.No dia 17 de maio, às 20h30, a palestra Gestão da emoção – Qualidade de Vida no Século XXI, que será ministrada pelo psiquiatra, pesquisador e escritor. Ingressos pelo (41) 3315-0808, ou portalhttp://www.diskingressos.com.br/evento/5357

* Homem da Silva abordará decisões e consequências na Mostra Fringe 
Escrito e interpretado pelo ator Sérgio Pardal, solo busca promover uma reflexão social a respeito da dignidade humana. Nos dias 8 e 9 de abril, o Festival de Curitiba, apresentando sua peça solo. A peça conta a história de um homem em busca de uma colocação no mercado de trabalho para poder sustentar sua família, porém ele se depara com uma proposta de emprego inusitada. Local : Casa do Damaceno.São Francisco.Data: 8 e 9 de Abril. Sessões às 18:00 e 21:00hrs. ingresso: R$ 30,00 (inteira) R$ 15,00 (meia).


FRASE

O último grande causador de perda de tempo são as falhas nas informações.

(Peter Drucker)


   

 

 

www.hamiltonfonseca.com.br