O Secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, encaminhou pedido ao juiz federal, Sergio Moro, para que o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para 3 de maio, seja adiado. O pedido endossa a solicitação, de mesmo cunho, feita pela Polícia Federal do Paraná. O pedido para adiamento do depoimento, assinado pelo superintendente da PF regional, Rosalvo Franco, e do secretário de Segurança do Paraná foi protocolado no fim desta tarde de segunda-feira, 24, na Justiça Federal.  A solicitação foi encaminhada ao juiz Sérgio Moro, responsável pela decisão. 

No meio da tarde, assessoria da Justiça Federal havia informado que o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal, Sérgio Moro, seria na quarta-feira, 3 de maio. Segundo a assessoria, não havia, até as 15h30, requerimento nem despacho do juiz sobre o adiamento da audiencia. 

A justificava para a mudança seria a falta de tempo para organizar a segurança no local. O PT e movimentos alinhados ao partido preparavam forte mobilização para apoiar o ex­presidente. Caravanas estavam partindo de diversos pontos do país. Reportagem publicada no Bem Paraná revelou que  a expectativa é que até 60 mil manifestantes venham para a Capital.

Ao todo, há 24 eventos criados no Facebook para a data, a maioria programados para acontecer em frente ao prédio da Justiça Federal, no bairro Ahú, sendo metade em favor do petista e a outra metade apoiando a Lava Jato e o juiz federal. Essa será a primeira vez que os dois estarão cara a cara – em novembro do ano passado Lula depôs ao magistrado como testemunha de defesa do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, mas por videoconferência.

Movimentos prometem “invadir” Curitiba no dia do depoimento de Lula

Entre os movimentos de esquerda, a expectativa é de reunir pelo menos 50 mil pessoas de todo o país. Movimentos sociais como a Frente Brasil Popular, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e a Nação Hip Hop, entre outros, já confirmaram presença. No Facebook, o evento com maior adesão é o Nas Ruas! Por todos e por Lula, organizado pela Frente Resistência Democrática e que já conta com 1,7 mil confirmações de presença e outros 3,1 mil interessados.

O processo em que Lula será ouvido é relacionado ao episódio do tríplex em Guarujá, litoral de São Paulo, em que o ex­presidente é acusado de ter recebido vantagens indevidas da empreiteira OAS.