O cantor e compositor Belchior morreu na noite deste sábado (29), em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, aos 70 anos. A morte foi confirmada por familiares, através de redes sociais. A causa é desconhecida. O corpo deve ser levado para o Ceará ainda neste domingo. O sepultamento deve ocorrer em Sobral (CE), onde nasceu.

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em 26 de outubro de 1946 e foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional. Antes, ele foi cantador de feira e poeta repentista. Chegou a fazer faculdade de medicina, mas abandonou o curso no quarto ano, em 1971, para dedicar-se à carreira artística. Nesse mesmo ano, mudou-se para o Rio de Janeiro e venceu o IV Festival Universitário da MPB, com a canção Na Hora do Almoço, cantada por Jorge Melo e Jorge Teles. Seu primeiro disco foi Mote e Glosa, de 1974. Um dos discos mais icônicos é Alucinação, de 1976, que trazia os clássicos Apenas um Rapaz Latino-Americano, Velha Roupa Colorida e Como Nossos Pais – imortalizada na voz da cantora Elis Regina. O último disco, Sempre, foi lançado em 2008.

Em 2009 a Rede Globo noticiou um suposto desaparecimento do cantor. Ele foi encontradi no Uruguai. No ano de 2012, ele novamente desapareceu, juntamente com a sua mulher, de um hotel 4 estrelas na cidade de Artigas, no Uruguai. Deixou para trás uma dívida de diárias e pertences pessoais. Ao ser identificado passeando por Porto Alegre afirmou que as noticias sobre a dívida no Uruguai não seriam verdadeiras.