O prefeito Rafael Greca lançou na noite de segunda-feira (15) a Operação Saturno, nova estratégia de segurança pública da Guarda Municipal de Curitiba. A operação consiste na divisão do policiamento em anéis perimetrais, para a proteção ao cidadão e a fiscalização urbana.
Os locais foram escolhidos a partir dos dados estatísticos extraídos do Mapa do Crime de Curitiba, que exibe as áreas de Curitiba com o maior índice de criminalidade. A operação começa pela área central, apontada no Mapa do Crime como a mais violenta da cidade, e vai se expandir para os bairros.
Para o início do trabalho, a operação será composta por um módulo móvel, de duas a quatro viaturas, oito motos e um efetivo de patrulhamento de 28 guardas municipais, além de apoio operacional da Regional.

A primeira fase da Operação Saturno está focada no Setor Histórico de Curitiba e nos arredores da Rua XV Novembro.

O Anel Perimetral 1 (Setor Histórico) é dividido em quatro áreas (1A, 1B, 1C e 1D). O Anel de Proteção 1A abrange — Praça João Cândido, Praça Garibaldi, Largo da Ordem, calçadão da Rua Mateus Lemee Travessa Nestor de Castro.

O Anel de Proteção 1B envolve — Praça Tiradentes, Rua Saldanha Marinho, Rua Barão do Cerro Azul, Travessa Nestor de Castro e Praça Generoso Marques. No Anel de Proteção 1C foram incluídas as ruas — São Francisco, Presidente Faria, Riachuelo, Barão do Cerro Azul, Tobias de Macedo e Treze de Maio.

O Anel de Proteção 1D abrange as ruas — Paula Gomes, João Manoel, Almirante Barroso, Trajano Reis, Duque de Caxias, Presidente Carlos Cavalcante e Inácio Lustosa.

O Anel Perimetral 2 (XV de Novembro) também foi dividido em quatro áreas.

O Anel de Proteção 2A envolve — Praça Osório, Senador Alencar Guimarães e Praça Rui Barbosa. O Anel de Proteção 2B é composto por — Praça Osório, Avenida Luiz Xavier, Rua Ébano Pereira, Travessa Oliveira Belo, Rua Doutor Muricy.

No Anel de Proteção 2C está — Doutor Muricy, Avenida Marechal Floriano Peixoto e Rua Monsenhor Celso. O Anel de Proteção 2D abrange — Monsenhor Celso, Barão do Rio Branco, Rua Presidente Faria, Rua João Negrão.