SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Turquia convocou o embaixador dos EUA em Ancara, nesta segunda-feira (22), para protestar contra o tratamento dado aos oficiais de segurança turcos nos Estados Unidos durante uma visita do presidente Recep Tayyip Erdogan na semana passada, disse o ministério das Relações Exteriores.
Durante a visita de Erdogan a Washington para se encontrar com o presidente dos EUA, Donald Trump, houve uma briga entre manifestantes e seguranças da delegação turca do lado de fora da residência do embaixador turco.
A Turquia culpou a violência dos manifestantes ligados ao militante PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), enquanto o chefe da polícia de Washington descreveu o incidente como um “ataque brutal” contra manifestantes pacíficos.
O Ministério das Relações Exteriores turco disse que convocou o embaixador dos EUA para protestar contra “ações agressivas e pouco profissionais” dos policias americanos contra a equipe de segurança do ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu.
“Foi formalmente solicitado que as autoridades dos EUA conduzam uma investigação completa desse incidente diplomático e forneçam a explicação necessária”, disse o ministério das Relações Exteriores em comunicado.
Ele disse que os lapsos de segurança experimentados durante a permanência de Erdogan em Washington foram causados “pela incapacidade das autoridades americanas de tomar precauções suficientes em todas as fases do programa oficial”.
A polícia disse que 11 pessoas ficaram feridas, incluindo um agente americano, e duas pessoas foram presas por agressão. Pelo menos um dos presos era um manifestante.