FILIPE OLIVEIRA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A empresa de corridas por aplicativos 99 anunciou nesta quarta-feira (24) ter recebido investimento de US$ 100 milhões (cerca de R$ 325 milhões) da companhia japonesa de serviços telecomunicações e internet SoftBank.
Em janeiro, a start-up havia levantado outros US$ 100 milhões, em injeção de capital com recursos principalmente da empresa Didi Chuxing, do mesmo setor e que adquiriu as operações do Uber no país asiático.
Em nota à imprensa, a 99 disse que o investimento será usado para fortalecer ainda mais o rápido crescimento do serviço de carros particulares 99, tendo em vista levar a marca a consolidar a liderança neste segmento no Brasil. A start-up também afirma planejar uma expansão pela América Latina.
Além de enfrentar a americana Uber no mercado brasileiro, a 99 disputa com a brasileira Easy (investida pelo fundo alemão Rocket Internet) e a espanhola Cabify, que anunciou que investiria U$S 200 milhões no Brasil.
Usuários dos serviços já percebem o impacto da capitalização das empresas. Promoções com corridas subsidiadas têm sido frequentes nos serviços.
Motoristas que se mantém fiéis a um dos serviços também vêm recebendo bonificações de acordo com o número de corridas realizadas.
A 99 foi criada em 2012, inicialmente como serviço para chamadas de táxi -categoria que segue disponível no app-, posteriormente ampliado para corridas com motoristas privados, o 99 POP, nos moldes do Uber.
A empresa afirma conectar mais de 200 mil motoristas e mais de 14 milhões de usuários registrados.
Esta transação passará por avaliação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e demais autoridades relevantes.
A SoftBank investe em outros aplicativos de mobilidade, incluindo a DiDi, Ola e Grab, da China, Índia e Sudeste Asiático, respectivamente.
Outros investidores da 99 são Monashees, Qualcomm Ventures, Riverwood, e Tiger Global.