Os espaços de nove comerciantes da Rua da Cidadania Matriz, na Praça Rui Barbosa, foram atingidos por um incêndio na madrugada de ontem. Ontem mesmo peritos do Instituto de Criminalística da Polícia Civil iniciaram a perícia no local para descobrir a causa do incidente. Mas, uma outra perícia deve ser realizada pela Prefeitura de Curitiba.
Após a avaliação da Polícia Civil, uma nova perícia será solicitada por nós para analisar o sistema elétrico e a estrutura do prédio, explicou a administradora regional da Matriz, Guacira Camargo.
O incêndio nos espaços começou de madrugada. O fogo foi combatido pelo Corpo de Bombeiros, que evitou que as chamas se alastrassem para outras instalações. A Prefeitura e todas as secretarias estão aqui à disposição dos comerciantes para verificar o que aconteceu, realocá-los e conversar sobre eventuais perdas, disse o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel.

Ainda pela manhã, foi realizada uma reunião entre os representantes dos comerciantes, da Guarda Municipal, da Urbs, da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) e da Administração Regional.
Por causa do incêndio, a Rua da Cidadania da Matriza ficou fechada durante a manhã. Mas, alguns serviços foram mantidos e até o Restaurante Popular funcionou. De tarde, a rua voltou a abrir para atendimento ao público ficando isolados apenas a área onde ocorreu o incêndio.
Casos — Do começo do ano até ontem, o Corpo de Bombeiros atendeu a 1.744 casos de incêndios em edificações no Paraná. O número é menor que as ocorrências do mesmo período do ano passado — 1.825.
Em Curitiba, somando os números do 1º Grupamento dos Bombeiros e do 6º GB, que atendem a Capital, foram 334 casos até ontem. No ano passado foram 355 incêndios em edificações no mesmo período.
Na Região Metropolitana foram 181 casos neste ano. Mas diferente do Estado e da Capital, houve aumento, já que de 1º de janeiro a 31 de maio de 2016 foram 160 casos.