Para compor e manter o jardim vivo e colorido mesmo com a chegada da estação mais fria do ano, é fundamental escolher as plantas ideais para essas épocas, apostando em espécies resistentes às mudanças de temperatura características das estações. Além disso, cuidados especiais com a terra podem garantir um outono florido e exuberante. 

Além do jardim, quem tem vasos de plantas também precisa de atenção. Ao contrário de algumas espécies cultivadas diretamente no solo, orquídeas e violetas pedem mais cuidado com a adubação e a água no inverno. Via de regra, os cuidados devem continuar, mas mais espaçados.

Já para que tem um jardim, Marcelo Muller, biólogo da Esalflores, maior floricultura do país, orienta a escolha das flores boca-de-leão e a amor-perfeito como as mais adequadas para os dias mais frios, mas não dispensam os cuidados indicados a todas as outras espécies. Independentemente do clima, é importante corrigir o solo duas vezes por ano, especialmente antes da chegada das baixas temperaturas, realizando adubação para que as plantas estejam fortalecidas, explica o profissional. 

A begônia, flor classificada como perene (ou seja, possui um ciclo de vida permanente), é outra espécie indicada por se adaptar muito bem às variações climáticas comuns das estações.

Em casos de geada, frequentes na região Sul do Brasil, é importante evitar o contato direto das plantas com o gelo, se possível, mas a manutenção da adubação auxilia para que cheguem exuberantes à primavera, detalha o especialista.

Por haver mudanças constantes de clima durante o outono e inverno, com dias de sol e até aumento na temperatura, é essencial regar o jardim duas vezes ao dia, sendo no começo da manhã e no final da tarde os períodos mais indicados.

É bom prestar atenção na umidade da terra antes de molhá-la, pois essas estações também trazem dias úmidos e a terra pode não estar muito seca, completa Muller.


Dicas para manter as plantas no frio

– Leve as plantas mais sensíveis para dentro de casa. Coloque as que necessitam de sol mais perto da janela, mas se lembre que temperaturas extremas deixam as janelas bem frias o que pode danificar sua planta.

– Cubra o solo com folhas. Isso mantem o solo quente e retém a umidade. Essa dica vale para arbustos, folhagens e também para gramados. Especialmente nos gramados, evite regar constantemente, fazendo isso apenas quando as folhas começarem a se enrolar.

– Cubra as plantas durante a noite com cobertores, lonas ou tecidos de tnt. Esta dica é direcionada à plantas tropicais

– Construa uma casinha para suas plantas ou uma estufa.Esta é uma boa solução para hortas e pequenos jardins que podem ser manipulados.

– Regue abundantemente o solo (e não as folhas e flores). Faça isso pela manhã, pois a rega pela tarde e pela noite deixa o solo muito úmido favorecendo o aparecimento de pragas.

– Forneça uma fonte de calor. Lâmpadas ou um melhor posicionamento são as sugestões. Realizar a poda de galhos mortos, malformados ou doentes também melhoram a incidência solar sobre a planta.