O deputado federal paranaense Rubens Bueno (PPS) considera que será difícil um quórum de 342 votos para autorizar o prosseguimento do processo contra o presidente Michel Temer. Por outro lado, terá o governo 257 votos para mostrar para a sociedade que tem maioria na Casa para prosseguir com projetos importantes para o governo e o país?. O deputado disse que teme que o governo fique com uma minoria tão insignificante que não vai ter condições de continuar trabalhando e prosseguindo com a propositura de grandes projetos para o país. Se for assim, disse Rubens, o governo vai sair desse episódio se arrastando até chegar o momento final.

Pressão
Bueno esteve em Brasília, ontem, último dia do primeiro semestre legislativo, e encontrou um plenário vazio, sem sequer os 51 deputados exigidos para abrir a sessão. Com isso também não foi possível fazer a leitura do parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O deputado acha que a Câmara deve votar o quanto antes no plenário a denúncia do procurador-geral da República. Isso é urgente e fundamental para o país. Ele anunciou que, em função do escândalo da troca de deputados no colegiado, vai propor que o regimento interno seja alterado e o membro da comissão só possa ser mudado com a anuência do titular. O objetivo é evitar pressão do governo de última hora, explica.

Perseguição
Em Manágua, capital da Nicarágua, para participar do 23º encontro do Foro de São Paulo – entidade que reúne organizações de esquerda da América Latina – a presidente nacional do PT, senadora paranaense Gleisi Hoffmann, voltou a denunciar a suposta perseguição contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo judiciário brasileiro, principalmente pelo juiz federal Sérgio Moro, e alertou sobre a atuação da direita reacionária e golpista. Segundo ela, a intenção é destruir o PT e impedir que Lula seja candidato nas eleições de 2018. A petista manifestou ainda solidariedade ao presidente da Venezuela, Nicolas Maduro.

Reflita
Curitiba sedia amanhã e quinta-feira o Fórum Reflita, que faz parte do festival de criatividade urbana Subtropikal, discutirá a sociedade contemporânea, com temas que irão do urbanismo até a representatividade política. O evento terá nove painéis de discussão e uma palestra que pretendem contrapor personagens como conhecimento de causa e dispostos a sair do conforto das bolhas ideológicas.

Refugiados
Outro destaque da programação ficará por conta do painel Estar Refugiado: uma situação temporária, que trará os desafios de pessoas que são obrigadas a abandonar seus países enfrentam desafios ainda maiores na hora de se integrar em uma nova nação. Ele contará com a participação de três refugiados, que irão contar suas histórias, e de profissionais que atuam na assistência a essas pessoas.

Esgoto
Indícios de irregularidade levaram o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) a suspender concorrência da Sanepar para a contratação de empresa para elaboração de projetos de melhoria no tratamento de esgoto em oito cidades paranaenses, no valor máximo de R$ 24,5 milhões. O TCE acatou representação do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaeco), que alegou que há irregularidades nos critérios do edital para aferição da capacidade técnica dos profissionais das equipes das empresas participantes. O Sinaeco afirmou que o edital atribui nota superior a empresas que comprovem experiência internacional do profissional da equipe de projetos básicos, sem guardar relação com os quesitos de experiência específica e tempo de formação; e não detalha o orçamento dos serviços, pois os anexos preveem apenas valores globais, sem a indicação de quantitativos e preços unitários.