O Sindimoc convocou uma manifestação de motoristas e cobradores para esta segunda-feira (23), a partir das 15 horas, na Praça Rui Barbosa. Em comunicado, o sindicato pede que os motoristas parem os ônibus onde estiverem neste horário por pelo menos uma hora, seja nos terminais ou nos pontos de ônibus.

Assaltos e arrastões em ônibus disparam em Curitiba e região

 

Motorista de ônibus é morto em arrastão em Colombo

O sindicato pede a instalação de câmeras de monitoramento nas linhas mais vulneráveis. O que está acontecendo é um absurdo, colocando um milhão e meio de usuários e 12 mil motoristas e cobradores em situação de terror diariamente, diz Anderson Teixeira. Com o efetivo que temos na Polícia Militar, apesar de toda a boa vontade e profissionalismo da instituição, é humanamente impossível coibir a gigante onda de criminalidade. O Sindimoc reitera a necessidade de instalação de câmeras de monitoramento.

Hoje pela manhã, o sindicato vai entrar em contato com a Secretaria de Estado da Segurança Pública a fim de oferecer uma recompensam em troca de informações sobre o autor do crime. Em nota, o sindicato disse lamentar profundamente a morte do colaborador da Viação Castelo Branco e informou que vai acompanhar o andamento das investigações na expectativa de que os culpados sejam devidamente punidos.

No dia 31 de maio, em outra ocorrência de arrastão, ladrões armados invadiram um ônibus da linha Trabalhador, às 9 horas da manhã, e roubaram pertences e dinheiro dos passageiros. Desesperados, alguns passageiros quebraram uma das janelas para tentar fugir.

Em abril deste ano, foi criado um grupo de Whatsapp com guardas municipais, motoristas e cobradores. A Guarda Municipal de Curitiba orienta a população a informar esse tipo de ocorrência pelo telefone 153, para que as autoridades possam identificar as linhas mais perigosas.