As inscrições do primeiro Hackathon do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe/PR) estão abertas a partir desta segunda-feira (24). O evento ocorrerá em agosto com tema voltado ao desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que serão aplicadas à Educação. As inscrições devem ser realizadas no hotsite do evento (www.sinepepr.org.br/hackathon).

“Nosso objetivo com esta competição é a criação de soluções inovadoras voltadas à Educação, principalmente aos desafios que o segmento privado de ensino enfrenta no dia a dia”, explica a Presidente do Sinepe/PR, Esther Cristina Pereira. “Estimamos uma participação de aproximadamente 100 pessoas durante as 36 horas desta verdadeira maratona”, adianta.

Segundo a Presidente, para delimitar os temas que serão abordados durante a competição, foi realizada uma pesquisa junto às escolas “Desta forma conseguimos selecionar os desafios e oportunidades a serem discutidas”, antecipa.

Evento

O Hackathon – Inovação nos Caminhos da Educação, será realizado nos dias 19 e 20 de agosto, no Espaço Torres, e as inscrições estarão disponíveis até o dia 11 de agosto. Poderão concorrer pessoas, maiores de 18 anos, interessadas em programação, tecnologia, administração, criativos e independente da escolaridade.

Significado

O termo Hackathon nasceu da junção das palavras Hacker e Marathon, dando ideia de uma competição, uma verdadeira maratona de programação, na qual grupos multidisciplinares, que incluem programadores, se reúnem por horas para discutir novas ideias e para desenvolver projetos de software que atendam demandas reais.