GIANCARLO GIAMPIETRO SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Quando o meio-campista Hernanes deixou o São Paulo em 2010, a memória do tricampeonato nacional conquistado entre 2008 e 2010 era muito recente para o clube. Em seu retorno, sete anos depois, ele encontra um time em situação bastante diferente, que está há cinco rodadas na zona de rebaixamento do Brasileiro. Todo esse tempo distante e o contexto complicado em torno do São Paulo não lhe tiram o otimismo, embora admita que, na China, não conseguia assistir a tantos jogos do time.

“Quando vi o São Paulo mal na tabela, pensei que aquilo não era o lugar do time. Mexeu comigo. Nesse momento o objetivo a curto prazo é sair da zona do rebaixamento. Não tem que pensar em outra coisa além disso”, afirmou o jogador em sua apresentação, nesta terça-feira (25).

Além de sua versatilidade e poderio ofensivo dentro de campo, a diretoria crê que, num momento de crise, Hernanes possa exercer importante influência sobre o elenco justamente por sua mentalidade e personalidade. Sem dar muitas voltas, o jogador afirmou que sua nova velha equipe não vai cair para a Série B.

“Vamos nos salvar. Não sei se vai ser agora, rapidamente, mas temos as condições. Isso já cravei: não vamos cair”, afirma. Depois do empate com o Grêmio por 1 a 1, na segunda-feira (24), o São Paulo ocupa a antepenúltima posição do Brasileiro, com 16 pontos em 16 rodadas. Primeiro time fora da zona de descenso, o Atlético-PR tem 17 pontos.

Hernanes foi ao Morumbi para assistir ao duelo com os gremistas. Após um primeiro tempo em que foi dominado pelos visitantes, o time da casa buscou o empate no segundo tempo. Muito da reação em campo foi justificada pela presença dos são-paulinos no estádio. Foram 51.511 torcedores presentes, o maior público do campeonato até o momento.

“Vi evidências de que o segundo semestre será mais positivo. Ter 51 mil pessoas numa segunda-feira é uma demonstração de força. A reação de espírito e coração, com o torcedor junto, é algo que está se materializando”, afirmou Hernanes.

“O time também lutou contra um adversário fortíssimo.” Para Hernanes, agora o dilema é dosar a paciência necessária para entrosamento de um time que passou por profunda reformulação em meio ao campeonato. Trocou jogadores e o técnico Rogério Ceni por Dorival Júnior.

“Temos elenco para fazer mais. Mas no futebol são vários fatores que determinam. Grandes nomes têm de se encaixar. O São Paulo já mudou muito Requer tempo para acontecer”, afirmou. Da sua parte, Hernanes se oferece a Dorival como um jogador de posicionamento mais ofensivo. Diz atuar mais à frente, criando e finalizando. Por isso, não descarta que eventualmente possa disputar posição com o peruano Cueva. O meio-campista diz que está em forma física para jogar no domingo (29) contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. “Mas talvez falte ritmo de jogo. Isso é o tapete verde que vai decidir”, afirmou. Por mais diferente que Hernanes esteja, São Paulo espera que esse novo ciclo com o jogador tenha muito mais a ver com o de sua passagem anterior pelo clube.