Em um ano, Curitiba perdeu 10.826 veículos da sua frota, segundo dados do Departamento de Trãnsito do Paraná. Em junho deste ano a Capital tinha 1.403.177 veículos registrados, contra 1.414.013 no mesmo mês do ano passado. O cenário é o contrário do Paraná, que no mesmo período veiu a frota evoluir de 6,7 milhões de veículos em 2016 para 6,9 milhões em junho deste ano.

São vários os fatores que provocam a redução na Capital, tendo a crise como um dos pontos principais. Em função da própria situação do país, as pessoas se desfazem de alguns bens. Então aquela família que tinha dois, três veículos, acaba ficando com um só, aponta o coordenador de veículos do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Herivelto do Carmo, em matéria para o Bem Paraná em dezembro passado. Naquele mês, a cidade já vinha com a frota encolhendo.
A frota atual de Curitiba chega oa mesmo patamar de dezembro de 2014, quando a Capital tinha um total de 1.406.049 veículos registrados no Detran-PR, e é menor do que o verificado em janeiro deste ano, quando eram 1.404.262 veículos circulando pela cidade.
Estudo — Homens, com mais de 55 anos, experientes, mas, mesmo assim, imprudentes. Este é o perfil do motorista parananense traçado pelo Detran do Paraná. O estudo foi divulgado ontem, data em que se comemora o Dia Nacional do Motorista.
O estudo feito pelo Departamento apontou que existem no Estado 5,5 milhões de pessoas habilitadas e o número não para de crescer. Só nos últimos cinco anos, cerca de 777 mil condutores passaram a fazer parte do trânsito paranaense. Um crescimento de 16% desde 2013.
O estudo mostra ainda que a maioria dos condutores é homem e tem mais de 55 anos. O motorista paranaense é mais velho, tem experiência ao volante. O que não significa que não seja imprudente. A maioria dos condutores envolvidos em acidentes no Estado, em 2016, tinha entre 30 e 59 anos, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Dos 58.334 motoristas que se envolveram em acidentes no ano passado, 28,7 mil estavam nesta faixa etária. Idade e tempo de habilitação não significam que o motorista pode se descuidar no trânsito. É preciso atenção constante e respeito ao próximo, completa.