O Atlético venceu por 1 a 0 o Vasco, nessa segunda-feira (dia 31) à noite, em Volta Redonda, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time paranaense ficou em 14º lugar, com 20 pontos, três posições e um ponto acima da zona de rebaixamento. A equipe carioca está na 8ª posição, com 23 pontos.

O jogo foi em Volta Redonda porque o Vasco foi punido com perda de mando de campo.

Com o placar, o Atlético encerrou um jejum de nove jogos sem vencer.

O resultado também quebrou um tabu histórico. O Atlético nunca havia vencido o Vasco no Rio de Janeiro. Em 16 partidas com mando do time carioca, eram 12 derrotas do Furacão e quatro empates.

DESEMPENHO
O Atlético fez boa partida no aspecto defensivo. Com a bola, mostrou pouca criatividade e dependeu de jogadas individuais para criar. Só nos minutos finais, com o Vasco avançado e cedendo espaços, o Furacão atacou com certa facilidade.

TÉCNICO
Esse foi o sexto jogo do Atlético desde a chegada do técnico Fabiano Gomes, agora com uma vitória, dois empates e três derrotas.

ESCALAÇÃO
O Atlético não tinha Jonathan (lesionado), Otávio (em negociação com o Bordeaux-FRA) e Thiago Heleno (poupado). O chileno Pavez, que veio do Colo Colo, fez sua estreia pelo clube. O esquema tático foi o 4-2-3-1 de sempre – a linha de três meias ofensivos tinha Nikão (esquerda), Lucho (centro) e Pablo (direita). O Vasco não tinha Paulão, Kelvin, Marcelo Mattos, Wagner e Breno. O esquema também era o 4-2-3-1.

PRIMEIRO TEMPO
O Atlético começou melhor, com boa marcação no meio-campo e saída rápida para o contra-ataque. Foram três chances desperdiçadas nos primeiros 20 minutos – Ribamar, Lucho e Nikão falharam no momento decisivo. Depois disso, o Vasco se recuperou e passou a controlar o meio-campo, mas sem criar jogadas de qualidade no ataque.

SEGUNDO TEMPO
Na volta do intervalo, as duas equipes seguiram abusando da força física, com disputas fortes. O duelo foi equilibado, mas com o Vasco atacando com mais frequência. O Atlético fez o gol aos 15 minutos, em cruzamento de Rossetto para Ribamar. Aos 22, o Atlético mudou. Saíram o meia Lucho González e o centroavante Ribamar. Entraram o meia Gedoz e o ponta Lucas Fernandes. Com isso, Pablo virou atacante. A linha de três meias ofensivos ficou com Nikão (esquerda), Gedoz (centro) e Lucas Fernandes (direita). O Vasco partiu para o abafa, com bolas altas e chutes de fora da área. Weverton e a zaga seguraram a pressão.

ESTATÍSTICAS
O Atlético teve 6 finalizações (3 certas), 42% de posse de bola, 3 escanteios e 90% de precisão nos passes. O Vasco somou 16 finalizações (6 certas), 6 escanteios e 90% nos passes. Os dados são do Footstats.

VASCO 0 x 1 ATLÉTICO
Vasco: Martín Silva; Gilberto, Rafael Marques, Jomar e Ramon (Henrique); Jean, Bruno Paulista e Guilherme Costa (Thalles), Mateus Vital e Paulinho (Manga Escobar); Paulo Vitor. Técnico: Milton Mendes
Atlético: Weverton; Cascardo, Paulo André, Wanderson e Sidcley; Pavez, Rossetto, Nikão (Ederson), Lucho (Lucas Fernandes) e Pablo; Ribamar (Gedoz). Técnico: Fabiano Soares
Gol: Ribamar (15-2º)
Cartões amarelos: Bruno Paulista, Jean, Guilherme Costa (V). Rossetto, Pablo, Gedoz (A).
Árbitro: Claudio Francisco Lima Silva (SE)
Público: 7.069 pagantes
Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
6 – Rossetto cruza da esquerda. Ribamar sobe sozinho e cabeceia perto, ao lado.
15 – Contra-ataque. Nikão erra o passe para Ribamar, que estava livre na cara do gol.
18 – Falta na direita. Nikão cruza. Lucho, livre na 2ª trave, cabeceia para fora.
34 – Falta perto da área. Bruno Paulista tenta o ângulo. A bola passa perto.

Segundo tempo
1 – Mateus Vital solta a bomba de longe. A bole toca no chão e quase engana Weverton, que defende com o peito, no susto.
6 – Lucho tabela com Pablo e chuta da meia-lua. O goleiro espalma.
13 – Sidcley cai na área ao dividir com Gilberto e pede pênalti.
15 – Gol do Atlético. Rossetto cruza da esquerda. A bola desvia na zaga e sobra para Ribamar, que chuta no canto.
19 – Paulo Vitor chuta de fora da área. Weverton espalma.
38 – Bola alta para a área. Rafael Marques cabeceia no canto. Weverton espalma.
39 – Gedoz chuta forte, de fora da área. O goleiro espalma no ângulo.
43 – Thalles cai na área ao dividir com Paulo André e pede pênalti.
48 – Manga Escobar invade a área e chuta. Weverfton salva com os pés. Paulo Vitor pega o rebote e chuta no travessão.