O estresse, considerado um dos males do século, pode impactar muito mais do que as pessoas imaginam. Um dos problemas vividos diariamente pelos cidadãos das metrópoles é o bruxismo, um hábito inconsciente que atinge 40% da população brasileira e 30% da população mundial. Entre os sintomas percebidos por quem sofre de bruxismo estão o ranger dos dentes, tensão na região do maxilar, dores no pescoço, cabeça e até enxaqueca.

Por se tratar de uma atitude involuntária e com consequências que nem sempre são fáceis de identificar, muitos nem percebem que sofrem de bruxismo e descobrem apenas quando vão ao dentista ao se deparar com dentes desgastados ou até quebrados. De acordo com o Dr. Sidnei Goldmann, com mais de 20 anos de carreira e especialista em implantes dentários, é possível amenizar os sintomas do bruxismo com tratamentos específicos para essa situação. Até mesmo casos de enxaquecas podem ter sua causa associada à tensão da região maxilar, por isso é preciso atenção aos detalhes e a busca por um profissional, explica Dr. Goldmann.

Quando se torna um hábito, pessoas com esses sintomas podem passar por longos períodos tensionando os dentes, não somente ao dormir, mas também em momentos que exigem apenas concentração como ler um livro, estudar ou assistir televisão. O método mais indicado de tratamento são as placas de sono, que ficam entre os dentes enquanto o paciente dorme. Elas ajudam a restringir os movimentos dos músculos mastigatórios e amenizam o atrito que provoca as dores e o desgaste. Além disso, o tratamento psicológico pode ser um bom aliado na cura do problema. Hábitos simples como não assistir a programas muito agitados de TV nem tomar café antes de dormir também podem contribuir com a melhora do quadro.

O Dr. Sidnei Goldmann tem mais de 20 anos de carreira, é graduado em estética bucal, especialista em implantes dentários, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e da Academia Americana de Osseointegração. Foi um dos pioneiros no uso de facetas laminadas (iniciou em 1993) e é um dos poucos profissionais que já oferece inovações no mercado odontológico como o aparelho invisível.