Monitorar a pressão arterial é uma boa forma de conhecer a nossa saúde e saber se há algum problema para ser investigado. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC) estão conectados com a hipertensão arterial. No Brasil, estima-se que 55% dos atingidos estão acima dos 55 anos, segundo o Ministério da Saúde.

Causas

Segundo a diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, Myrna Campagnoli, a hipertensão pode ser hereditária. Há outros fatores que podem influenciar os níveis da pressão arterial. Entre eles estão o consumo de bebidas alcoólicas, fumo, sal, estresse, obesidade, sedentarismo, diabetes e poucas horas de sono. Além destes fatores é possível ressaltar que a incidência da hipertensão aumenta com a idade, explica.

Sintomas

O problema é silencioso e costuma se manifestar no limite para doenças com consequências graves. A hipertensão pode vir acompanhada de dores de cabeça e no peito, tonturas, ouvido com zumbido, visão embaçada e sangramento nasal.

10 dicas de prevenção

Alguns hábitos podem ser adotados como preventivo:

  1. Exercícios físicos como caminhadas ou subir as escadas ao invés de usar o elevador;
  2. Abandonar ou reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
  3. Levar os problemas diários com mais leveza;
  4. Manter o peso em dia;
  5. Adotar uma alimentação equilibrada;
  6. Diminuir o consumo de sal;
  7. Esquecer o cigarro;
  8. Controlar o nível de vitamina D;
  9. Visitar um cardiologista regularmente;
    10. Fazer exames regularmente.