SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, registrou fuga de 26 detentos no final da noite desta terça-feira (15). Todos os foragidos cumpriam pena no regime semiaberto.
Anteriormente, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) informou que 27 detentos haviam escapado da unidade, mas uma nova recontagem feita na manhã desta quarta (16) localizou um preso dormindo dentro de uma cela.
Até o momento, dos 26 foragidos, 19 foram recapturados. A Polícia Militar faz busca pelos sete que ainda não foram localizados. A pasta que administra o sistema prisional no Estado também disse que apura as circunstâncias da fuga em massa.
A Secretaria informou que todos os que fugiram perderam o direito ao regime semiaberto e vão regredir ao regime fechado.
OUTRA FUGA
Esta é a segunda fuga registrada em menos de um ano no CPP de Franco da Rocha. Em dezembro do ano passado, outros 27 presos escaparam da unidade prisional.
Para fugir, os detentos serraram as grades e pularam o muro do local durante a madrugada.
Segundo a SAP, as unidades de regime semiaberto, por determinação da legislação brasileira, não possuem vigilância armada nem são cercadas por muralhas. Essa situação facilita a concretização de planos de fuga.