SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Com superioridade incontestável nos dois jogos, o Real Madrid se sagrou campeão da Supercopa da Espanha de 2017. Nesta quarta-feira (16), no Santiago Bernabéu, o time da capital espanhola nem precisou do astro Cristiano Ronaldo, suspenso, para dominar o Barcelona novamente e construir outra vitória sólida, desta vez por 2 a 0, depois dos 3 a 1 já conquistados na partida de ida no Camp Nou, na catalunha.

Mesmo com jogadores considerados reservas, como Kovacic, Asensio e Lucas Vázquez, o Real foi soberano desde o início. O meio-campo comandado por Kroos e Modric conseguia sair facilmente da pressão do Barça, acionar os atacantes e cortar a troca de passes do time catalão.

Logo aos 5 minutos, Asensio arriscou de longe e fez um golaço para a equipe de Madri, complicando ainda mais a tarefa do Barcelona. O técnico Ernesto Valverde não tentou colocar Deulofeu na vaga que era de Neymar, pela esquerda do ataque. Preferiu mudar o sistema: ao invés de três atacantes, apostou em três zagueiros, dois alas e três meio-campistas para acionar Messi e Suárez na frente. Mas os dois astros do Barça viram o time ser sufocado na primeira etapa, receberam poucas bolas em zonas perigosas e acabaram não participando o suficiente.

Na melhor chance, Messi saiu na cara de Keylor Navas, mas perdeu a bola ao tentar driblar o goleiro. No final do primeiro tempo, Benzema aproveitou vacilo de Umtiti para fazer o segundo do Real e deixar o time com a mão na taça. Marcelo cruzou da esquerda e o atacante francês antecipou o zagueiro do Barça para fuzilar de perna esquerda. Valverde voltou do intervalo com o mesmo time, mas acabou mexendo na equipe logo aos 5 minutos do segundo tempo. Saiu Piqué e entrou o lateral Semedo, deixando o Barcelona com uma linha de quatro defensores.

O time catalão imediatamente melhorou, com Sergi Roberto e André Gomes ajudando a conter o Real Madrid pelos lados, e Messi quase diminuiu ao escapar pela esquerda e chuta forte no travessão. Suárez ainda perdeu um gol incrível após rebote de chute do craque argentino, ao cabecear na trave, sem goleiro. Com jogo coletivo afinado, o time de Zinedine Zidane garantiu o resultado positivo e mostrou por que é o atual bicampeão europeu. Cristiano Ronaldo assistiu à vitória do Real nos camarotes do Bernabéu. O português foi expulso por simulação no jogo de ida —ele empurrou o árbitro ao reclamar e acabou pegando cinco jogos de gancho da federação espanhola.

Os dois rivais voltam a campo neste próximo domingo (20), pela primeira rodada do Campeonato Espanhol. O Real vai visitar o Deportivo La Coruña, enquanto o Barcelona receberá o Betis.

REAL MADRID Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Modric, Kovacic (Casemiro) e Kroos (Ceballos); Lucas Vázquez, Benzema e Asensio (Theo Hernández). T.: Zinedine Zidane

BARCELONA Ter Stegen; Mascherano, Piqué (Semedo) e Umtiti; Sergi Roberto, Rakitic, Busquets, André Gomes (Deulofeu) e Jordi Alba (Digne); Messi e Suárez. T.: Ernesto Valverde

Estádio: Santiago Bernabéu, em Madri (Espanha)

Cartões amarelos: Suárez e Mascherano (ambos do Barcelona)

Gols: Asensio, aos 5 minutos, e Benzema (ambos do Real Madrid), aos 38 minutos do 1º tempo