A Avira, fornecedora de soluções antivírus representada no Brasil pela Nodes Tecnologia, identificou que 24% das detecções de ataques cibernéticos têm origem dos anúncios online maliciosos. Para ajudar o internauta a se proteger deste tipo de ameaça, a empresa liberou um bloqueador de propaganda online. O recurso é uma extensão para navegadores web e equipa os usuários com uma camada adicional de proteção contra o malvertising, uma combinação de malicious com advertising, que geralmente é relacionado à divulgação de produtos e serviços diversos e que atuam por meio de kits de exploit ou engenharia social.

“Os incidentes envolvendo o malvertising estão crescendo e o mercado de anúncios online é sistematicamente vulnerável a ele. Então estamos fazendo o que é necessário para proteger nossos usuários agora e no futuro contra este tipo de ameaça”, afirma Markus Hartung, especialista em segurança da Avira. Com cerca de 24 por cento de nossas detecções vinculadas aos anúncios online, este é – de fato – um canal estatisticamente significativo para que os criminosos virtuais atuem contra os internautas”, destaca o especialista. “Nós acreditamos que este canal continuará a crescer nos próximos anos”.

O estudo da Avira foi baseado em uma amostra de 11,5 milhões de dispositivos ativos únicos, que desencadearam 3,67 milhões de detecções apuradas pelo Avira URL Cloud. A grande maioria dessas detecções foi de malware (2,4 milhões) seguido de phishing (817 mil), motores de busca maliciosos (311 mil) e aplicativos potencialmente indesejados.

Dentro deste conjunto de detecções de antivírus, 894 mil vieram de apenas cinco redes publicitárias. “Sabíamos que o problema era grande, mas isso nos surpreendeu. Nós também acreditamos que o problema seja ainda maior, pois há uma série de redes de publicidade menores espalhadas pela Web, mas que atuam fortemente com anúncios suspeitos”, acrescentou.