Anualmente, o dia 19 de agosto é marcado pela celebração do Dia Mundial da Fotografia, pois remete a data em que a Academia de Ciências e Belas Artes de Paris presenteou a humanidade tornando a invenção do daguerreótipo acessível ao público em 1839. O mecanismo, desenvolvido pelo físico francês Louis Jacques Daguerre, foi o primeiro equipamento fotográfico fabricado em escala comercial.

Para comemorar a data, alunos e professores dos cursos de cinema e fotografia do Centro Europeu de Curitiba (PR), um dos mais conceituados do país, selecionaram três indicações de documentários nacionais que abordam a riqueza do universo da fotografia. Prepare a pipoca e confira a lista completa:

1. O Sal da Terra (2014 – 110 min): Embora seja uma produção francesa, o documentário acompanha a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado durante a expedição do projeto Genesis que retrata regiões e civilizações pouco exploradas em todo o planeta. O longa-metragem foi indicado ao Oscar de melhor documentário no ano de 2015.

2. Iluminados (2007 – 100 min): A produção retrata o olhar sobre a fotografia de cinema, pelas lentes de alguns dos mais importantes profissionais do ramo no Brasil. Os entrevistados são desafiados a filmar a mesma cena, e as escolhas individuais de movimento de câmera, iluminação e equipamento revelam estilos e fotografias bastante pessoais.

3. Câmera Viajante (2007 – 20 min): O documentário aborda o trabalho de fotógrafos ambulantes que vivem no sertão do Ceará. A narrativa se constrói a partir da visão de cinco retratistas populares, apresentando surpreendentes diferenças culturais e perspectivas em relação a fotografia.