Ao somar 33.243 unidades financiadas em julho, o Paraná manteve a liderança no volume de financiamentos de veículos novos e usados da região Sul. Já no ranking nacional, o estado ocupa a terceira posição, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Os dados consideram automóveis leves, motos e pesados.

O levantamento é da B3, empresa resultante da combinação de atividades da BM&FBOVESPA, uma das maiores bolsas do mundo em valor de mercado, e a Cetip, maior depositária de títulos privados da América Latina. A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base integrada de informações que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. O SNG impede que o processo de financiamento de veículos seja suscetível a fraudes sistêmicas.

A categoria de automóveis leves totalizou 28.272 unidades vendidas a crédito em julho, avanço de 6,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. Além disso, foram financiados 3.111 motos.

No acumulado do ano, os financiamentos de veículos somaram 223.125 unidades, entre novas e usadas. O resultado mostrou uma alta de 5,1% na comparação anual.

O Sul possui o segundo maior volume de financiamentos de veículos em todo o Brasil. Em julho, a região acumulou 88.294 vendas de veículos a crédito, aumento de 13% em relação ao mesmo mês de 2016. Deste total, os automóveis leves foram responsáveis por 86% das negociações, somando 76.259 unidades financiadas.

O total de veículos financiados no Brasil em julho somou 420.809 unidades, entre automóveis leves, motocicletas, pesados e outros, aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2016. Desse total, as vendas a crédito de veículos novos atingiram 148.997 unidades, enquanto os usados chegaram a 271.812.