O trânsito está bloqueado nesta terça-feira (22/8) no sentido Centro-bairro da Rua Mateus Leme, no trecho entre as ruas Professor Benedito Nicolau dos Santos e Albano Reis. O bloqueio é necessário para sequência das obras de pavimentação e fresagem da Mateus Leme.

Agentes da Setran orientam os motoristas sobre os desvios. O trabalho de pavimentação está sendo feito no cruzamento da Mateus Leme com a Carlos Pioli até o Portal Polonês. As máquinas que fazem a fresagem do antigo pavimento estão entre o portal e a Rua Albano Reis.

A cada dia de obra um novo trecho da Mateus Leme é bloqueado, na medida em que os trabalhos avançam. Até agora já foram colocados 1.450 metros da primeira camada de asfalto. Depois ainda será feito o pavimento definitivo e sinalização.

Os trabalhos de fresagem já alcançaram 11 quadras, dois quilômetros. As obras fazem parte da revitalização da Mateus Leme. Toda a massa asfáltica usada na requalificação da via é produzida na Usina de Asfalto da Prefeitura.

Nesta terça-feira (22/8) estão em execução trabalhos de reperfilagem, que é a colocação da primeira camada de asfalto para corrigir as irregularidades da via, fresagem (retirada do antigo pavimento) e algumas recomposições pontuais de calçadas.

Ao longo da via são encontrados vários caminhões que transportam a massa asfáltica da Usina de Asfalto Engenheiro Gilberto Bueno, que fica no Abranches, e foi reativada pela Prefeitura no dia 21 de março deste ano. A produção própria de asfalto garante um bom andamento da obra e um custo 30% mais baixo para a administração municipal.

Trânsito

Além dos caminhões com asfalto, máquinas motoniveladoras, rolos de compressão e máquinas de fresagem estão ao longo da via. Para orientar o trânsito, todos os dias, entre quatro a seis agentes da Setran ficam próximos aos bloqueios para orientar os motoristas.

O pessoal já está procurando caminhos alternativos, no início muitos motoristas paravam para perguntar sobre desvios. Agora já sabem que a obra está em andamento e diminuiu os congestionamentos, explicou Nilson Geremias, supervisor da Setran.

Nesta terça-feira a orientação aos motoristas que seguem para o São Lourenço é que desviem pela Avenida Cândido de Abreu, Marechal Hermes, Eurípedes Garcez do Nascimento e virem na Brasilino Moura para novamente entrar na Mateus Leme.

Para diminuir os transtornos no trânsito, a obra é feita em horário especial. Os trabalhos acontecem das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, para gerar o mínimo de congestionamento possível.

Fiscais da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) também estão na Mateus Leme para orientar passageiros sobre mudança de trajeto das linhas de ônibus durante as obras.

Obras

Ao longo de 3.100 metros da Rua Mateus Leme serão feitas fresagem e colocação de asfalto novo. Será investido R$ 1,6 milhão na recuperação do pavimento da Mateus Leme.

A previsão é que a fresagem e recape sejam concluídas até outubro. A obra é feita desde o Centro Cívico até o São Lourenço.