As neurocirurgias são conhecidas pelo alto nível de complexidade e o considerável grau de risco para o paciente. Mas, a cada dia, a medicina se mostra mais avançada e possibilita procedimentos mais precisos e menos agressivos. 

De acordo com o Neurocirurgião do Hospital INC, Instituto de Neurologia de Curitiba, Dr. Gustavo Simiano Jung, a medicina de hoje caminha para procedimentos minimamente invasivos possibilitados pela tecnologia e empenho científico direcionados a essa questão. Dentro desse cenário, o grande desafio para os neurocirurgiões é garantir que somente a lesão seja alcançada durante a cirurgia, preservando os tecidos cerebral e medular durante a ressecção de tumores ou outros fatores que acometem o sistema nervoso, explica o especialista.

Para contribuir nesse desafio e responsabilidade dos cirurgiões, o Hospital INC tem como parte rotineira das cirurgias neurológicas o uso da técnica da neuronavegação, um dispositivo que funciona de maneira similar a um GPS, mostrando por meio de imagens de ressonância e tomografias, o caminho mais seguro para o especialista chegar aos tumores cerebrais. O benefício do neuronavegador começa mesmo antes da cirurgia, pois permite marcações extremamente precisas das lesões profundas e realização de acessos minimamente invasivos sem comprometer a efetividade cirúrgica. Além disso, maximizamos as chances de remover a lesão completa com manipulação mínima do tecido sadio, detalha o Neurocirurgião.

No Hospital INC o sistema de neuronavegação é utilizado desde 2007 e proporciona aos pacientes, além de cirurgias menos agressivas e extremamente precisas, um tempo reduzido de recuperação. Só em 2016 foram operados 273 casos de tumores no Hospital, sendo a maioria deles – 123 cirurgias – tumores da base do crânio. Segundo o chefe do Serviço de Neurocirurgia e Coordenador do Setor de Cirurgia da Base do Crânio do Hospital INC, Dr. Ricardo Ramina, essa região é de difícil acesso e exige muita experiência do neurocirurgião, que é auxiliado com o uso de microscópios e da neuronavegação. O INC é referência no ensino do uso da neuronavegação entre a comunidade neurocirúrgica brasileira. Constantemente recebemos colegas neurocirurgiões de outras instituições do Brasil e do exterior que desejam aprender os benefícios e a utilização da tecnologia, e assim disseminamos o conhecimento adquirido ao longo de anos e que permitem a evolução da neurocirurgia para realização de cirurgias mais seguras em benefício aos pacientes, finaliza.
 
Serviço:
Hospital INC – Instituto de Neurologia de Curitiba
Rua: Rua Jeremias Maciel Perretto, 300 – Campo Comprido – Ecoville Curitiba.
Telefone: (41) 3028-8545