As três concessionárias do Grupo Arteris na região Sul do país — Litoral Sul, Planalto Sul e Régis Bittencourt, responsávei por trechos das BRs 116 e 376 no Paraná — promoveram ontem uma campanha na Rodoviária de Curitiba com objetivo de conscientizar passageiros dos ônibus de transporte coletivo sobre a importância do uso do cinto de segurança.
A campanha Tô de cinto, tô seguro teve a participação de crianças das escolas atendidas pelo Projeto Escola, da Arteris. Ao todo foram 25 alunos das escolas São Gabriel, de Fazenda Rio Grande, e João Maria Claudino, de Tijucas do Sul, que abordaram os passageiros para falar sobre os riscos que correm negligenciando o uso do cinto.
Uma pesquisa recente realizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mostra que apenas 2% dos passageiros de ônibus utilizam o cinto. Não usar o cinto aumenta em 70% dos riscos de lesões em caso de colisões. Fiscais da ANTT também participaram da campanha, além de equipes das concessionárias.
Essa ação marca o início de uma série de atividades pela segurança viária que serão realizadas pela Arteris em todo o mês de setembro. O mês marca a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25.