Curitiba e o Paraná vão entrar em estado de perigo durante este fim de semana. Por causa do calor intermitente dos últimos dias, nesta sexta-feira (15) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade de grau três – a escala vai até quatro, que significa emergência. A umidade deve ficar abaixo de 20%. Em Curitiba, não chove há mais de 20 dias.

O aviso de perigo começa a valer a partir do meio-dia deste sábado (16). Apesar disso, o clima deve estar mais ameno. Para sábado, a temperatura máxima em Curitiba deve ficar na casa dos 25ºC. Mas a próxima semana volta o fazer calor mais forte, pelo menos até a primavera, no dia 22, a próxima sexta-feira.

Nesta sexta, Curitiba registrou, de novo, temperatura acima dos 30ºC. O começo da tarde já tinha marca de 30,6ºC na Capital, e às 14h15 bateu o recorde deste inverno, com 31,6°C, e às 15h30 atingiu 33,1ºC, uma das tardes mais quentes dos últimos 20 anos para um inverno.

LA NIÑA

Ainda nesta sexta-feira, o Inmet alertou que há um aumento na probabilidade ocorrer o fenômeno La Niña durante a primavera e verão de 2017-18 no hemisfério Sul.  Os meteorologistas confirmam essas previsões em parte devido ao resfriamento recente das anomalias de temperatura superficial e sub-superficial e também pelo maior grau de proficiência e acurácia previsto nesta época do ano.