EDUARDO GERAQUE SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – No jogo que marcou a volta do Palmeiras ao Pacaembu após dois meses e meio jogando do Allianz Parque, nesta segunda-feira (18), a equipe alviverde venceu o Coritiba por 1 a 0. A arena palmeirense está alugada para uma série de shows. O gol saiu após boa jogada de Dudu, que voltou a ser titular depois de ficar mais de um mês se recuperando de contusão.

Como um autêntico ponta esquerda, ele avançou em direção a linha de fundo e cruzou para Jean marcar aos 39 min do primeiro tempo, para festa dos mais de 24 mil torcedores presentes. A vitória é a primeira, na série de seis jogos, que Cuca definiu como prioritários para as pretensões da equipe neste Brasileiro. Apesar de ser praticamente impossível, o discurso no Palmeiras é de que o título não está definido a favor do Corinthians, que está 10 pontos na frente do vice-líder Grêmio e 13 pontos à frente do próprio Palmeiras.

Ao contrário do que fez nas últimas partidas (empate em Belo Horizonte em 1 a 1 e goleada contra o São Paulo em casa por 4 a 2), Cuca não usou quatro jogadores no meio campo para dar mais cadência ao time. Apostou na velocidade e voltou com os três na frente: Keno, Deyverson e Dudu. No meio ficaram Jean, Moisés e Tchê Tchê. O esquema deu certo em parte.

O time abusou das jogadas de linha fundo, mas que não se transformaram mais em gol. Apesar de estar lutando para não cair e estar desfalcado do seu artilheiro Kléber, o Coritiba teve algumas chances de marcar. Mas, mostrando limitações técnicas, o time dirigido por Marcelo Oliveira não conseguiu evitar mais uma derrota no campeonato. Agora são 11. Com o revés, o Coritiba não sai da zona de rebaixamento. A equipe do Paraná está na 18ª posição, com 27 pontos, a mesma pontuação do São Paulo, que tem um saldo de gols melhor.

PACAEMBU Com o resultado positivo, o Palmeiras está invicto no estádio do Pacaembu neste Brasileiro. Agora são duas vitórias em dois jogos. O time venceu o Grêmio, também por 1 a 0 no início de julho. Essa foi a sexta vitória seguida do time jogando no estádio municipal, somando jogos do Paulista e do Brasileiro. Palmeiras e Coritiba fizeram o jogo inaugural do estádio do Pacaembu em 1940.

Com vitória do time paulista por 6 a 2. Desde então jogaram mais 11 vezes no mesmo local. Foram sete vitórias, dois empates e duas derrotas. Depois de sair na próxima rodada para jogar com o Fluminense no Rio, o time alviverde volta ao Allianz para o clássico contra o Santos no dia 30.

Estádio: Pacaembu, em São Paulo

Juiz: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)

Cartões amarelos: Edu Dracena, Egídio, Mayke (P); Henrique Almeida, Dodô, Alan Santos (C)

Gol: Jean (P), aos 39 min do 1º tempo Público: 26.621 Renda: R$ 767.222,50

PALMEIRAS Fernando Prass; Mayke, Edu Dracena, Juninho e Egídio; Jean (Thiago Santos), Tchê Tchê e Moisés; Keno (Róger Guedes), Deyverson (Miguel Borja) e Dudu T.: Cuca

CORITIBA Wilson; Dodô, Walison Maia, Cléber Reis e Thiago Carleto; Alan Santos, Matheus Galdezani e Anderson (Rafael Longuine); Getterson (Iago Dias), Henrique Almeida (Filigrana) e Rildo T.: Marcelo Oliveira