Calor, baixa umidade relativa do ar, sol. Esse tem sido o panorama em Curitiba e na maior parte do Paraná nos últimos dias. Hoje, completam 28 dias sem chuva na Capital. Mas o cenário pode mudar a partir do próximo sábado. A previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) é de poss8ibilidade de chuva leve no Estado, do Oeste ao Litoral do Paraná. A pssibilidade até ontem, era de 80% de chance de chuva no fim de semana.
Já na semana que vem, a partir da terça-feira — segundo a previsão no site do Climatempo — as chances são de 60% de chuva leve na Capital. A partir da quinta-feira, contudo, as chances sobem para 99% e a previsão de volume passa a ser grande. Essa condição pode durar até a virada do mês.
Hoje está prevista alguma nebulosidade pela manhã na faixa Leste, que engloba parte da Grande Curitiba, e no Litoral. Porém, de tarde o sol aparece nestas regiões e as temperaturas sobem.
Inverno
Para quem não gosta de chuva e frio, o inverno foi bom. Faltaram dias mais gelados e choveu pouquíssimo este ano no Paraná, foi a postagem do Simepar na sua página ontem, sobre como foi a estação no Estado. O inverno termina na sexta-feira.
A ausência do frio foi mais significativa nas últimas semanas. Ontem, a temperatura em Curitiba novamente passou dos 30ºC, e deve se repetir hoje. O que também chama a atenção nestes dias é a baixa umidade relativa do ar. A Capital teve mínima de 26% no meio da tarde — nível de atenção — mas em Toledo, no Oeste paranaense, o índiece chegou a 18%, o que colocou a cidade em estado de alerta. Abaixo dos 12% entra-se no nível de emergência.