Esta sexta-feira 922) é o Dia Mundial sem Carro, e para marcar a data a Rua Riachuelo, no Centro de Curitiba, estará fechada para o tráfego de veículos no trecho entre a Avenida Marechal Deodoro e a Travessa Alfredo Bufren, das 9 às 17 horas. Carga e descarga serão liberadas no trecho.

No Paço da Liberdade, diversas instituições vão oferecer serviços à população, como atividades socioeducativas e de combate às drogas, apresentação de teatro e da banda da Guarda Municipal (Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito), dicas de alimentação saudável (Secretaria Municipal do Abastecimento), jogos e brincadeiras (Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude), Teatro Cia Klauss (Fundação Cultural de Curitiba) e exames e informações (Secretaria Municipal de Saúde).

Na Rua da Cidadania Fazendinha, na Regional Portão, o estacionamento estará fechado para a realização das atividades. A organização é da Escola Pública de Trânsito (EPTran). A intenção é provocar o debate sobre essa grande dependência que muitas pessoas ainda têm do uso do carro e tentar discutir outras formas de locomoção e de uso dos espaços urbanos, diz o diretor da EPTran, Ricardo Klinger.

Blitze
Parte das atividades da Semana do Trânsito, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realiza, hoje, blitze educativas em 10 pontos de Curitiba. A atividade visa mostrar que através da conscientização pode-se reduzir o número de acidentes, atropelamentos e de mortes no trânsito. A ação educativa iniciará às 11 horas e seguirá até às 13 horas.