O Paraná Clube venceu por 3 a 0 o Náutico, nessa terça-feira (dia 26) à noite, na Vila Capanema, pela 26ª rodada da Série B. Com o resultado, o time paranense ficou em 3º lugar, com 46 pontos. A equipe pernambucana segue na penúltima posição, com 20 pontos. Clique aqui para ver a classificação no site Srgoool

O time paranaense ampliou ainda mais seu favoritismo ao acesso. Esse favoritismo pode ser apontado em pelo menos quatro aspectos. Primeiro porque é a melhor equipe do returno da Série B (as últimas sete rodadas), com seis vitórias e um empate. Também segue como melhor mandante da competição, com 82% de aproveitamento dos pontos disputados em casa. E agora passa a ter o melhor ataque da competição, com 39 gols – empatado com o Internacional, que fecha a rodada enfrentando o América-MG nesta quarta-feira. O quarto motivo é o desempenho da equipe, que mais uma vez mostrou consistência defensiva, criatividade no meio-campo e grande poder de fogo no setor ofensivo.

Clique aqui para ver a galeria de fotos do jogo.

ARTILHEIROS
O centroavante Alemão fez um dos gols do Paraná na partida. Foi o sétimo dele em 14 jogos na Série B. É o vice-artilheiro do time na competição, atrás do meia Renatinho, que tem nove gols em 21 partidas. O atacante Robson também marcou contra o Náutico e agora tem cinco gols em 23 jogos na Série B de 2017. O outro gol na partida foi do zagueiro Iago Maidana.

ARBITRAGEM
O Paraná reclamou de falta em Cristovam, perto da área, não marcada aos 46 do 1º. No contra-ataque dessa jogada, Brock cometeu falta na risca da área em Miranda. O Náutico pediu pênalti. Dois lances polêmicos.

TÉCNICO
Esse foi o sexto jogo de Matheus Costa no comando da equipe. Ele soma cinco vitórias e uma derrota pelo clube.

ESCALAÇÃO
O Paraná não tinha Biteco e Minho, em recuperação. O técnico manteve o esquema tático 4-2-3-1, que vem sendo usado no clube desde o início do ano.

PRIMEIRO TEMPO
O Náutico veio recuado e mostrou muita qualidade e força física na marcação. O Paraná teve poucos espaços para criar. Mesmo assim, o time paranaense conseguiu atacar, contando com movimentação inteligente de Alemão, bons passes de João Pedro e arrancadas de Gabriel Dias, que foi o principal elemento-surpresa no início, aparecendo para finalizar na área em duas situações. A equipe pernambucana levou perigo em duas bolas paradas e em um contra-ataque. Nesse período, o time paranaense finalizou com algum perigo em seis lances.

SEGUNDO TEMPO
O Paraná voltou do intervalo com velocidade máxima e fez o gol já no primeiro minuto. João Pedro cruzou e Alemão fuzilou. O segundo gol veio aos 10. João Pedro cobrou escanteio e Iago Maidana chutou: 2 a 0. Robson entrou aos 18 minutos, no lugar de Vitor Feijão, e fez seu gol aos 23 minutos, aproveitando rebote de escanteio. O Náutico pouco incomodou na segunda etapa.

PARANÁ 3 x 0 NÁUTICO
Paraná: Richard; Cristovam, Maidana, Brock e Igor; Leandro Vilela, Gabriel Dias, João Pedro (Giovanny), Renatinho (Jhonny Lucas) e Vitor Feijão (Robson); Alemão. Técnico: Matheus Costa
Náutico: Jeferson; Sueliton, Feliphe Gabriel, Rafael Ribeiro e Manoel (Rafael Oliveira); Amaral, Diego Miranda, Dico (Rafinha), Giovanni (Jobson) e Henrique Ávila; Iago. Técnico: Roberto Fernandes
Gols: Alemão (1-2º), Iago Maidana (10-2º), Robson (23-2º)
Cartões amarelos: Miranda (N). Robson (P)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Público: 9.712 pagantes (9.805 total)
Renda: R$ 239.405,00
Local: Vila Capanema

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
1 – Falta na esquerda. Manoel cruza. Livre na área, Rafael Ribeiro cabeceia para fora.
7 – Brock dá bom passe para Alemão, na meia-lua. Ele ajeita para Renatinho, mas o goleiro sai e defende.
18 – Cristovam cruza rasteiro. Gabriel Dias tenta de letra. O goleiro defende.
27 – Sueliton cruza. Cristovam salva na pequena área, antes que Ávila finalize.
28 – João Pedro puxa o contra-ataque e enfia para Gabriel Dias, que chuta perto, ao lado.
36 – Renatinho pega rebote na linha de fundo e tenta quase sem ângulo. A bola vai sobre o gol.
40 – Vitor Feijão chuta de fora da área. A bola passa perto, ao lado.
41 – João Pedro chuta da meia-lua. A bola vai ao lado.

Segundo tempo
1 – Gol do Paraná. João Pedro cruza. Alemão chuta de primeira e mata o goleiro.
8 – Iago chuta de fora da área. A bola passa perto.
10 – Gol do Paraná. João Pedro bate escanteio. No meio da área, Iago Maidana chuta e acerta o canto.
23 – Gol do Paraná. Depois de escanteio, Robson pega rebote fora da área, chuta em cima do adversário, pega o rebote, invade a área e chuta com estilo.