No dia 30 de setembro é celebrado o Dia do Tradutor, um profissional que ganha cada vez mais destaque no Brasil e, mais especificamente, em Curitiba, por conta do crescente número de eventos internacionais, aliado ao fato de menos de 10% dos brasileiros falarem fluentemente o inglês, segundo pesquisa realizada pela British Council.
De acordo com o Sindicato Nacional dos Tradutores (Sintra), a Capital paranaense é a terceira cidade do país com maior número de profissionais do ramo. São 16 profissionais da cidade filiados ao sindicato, enquanto em todo o Paraná o número chega a 19. Apenas Rio de Janeiro (156) e São Paulo (92) possuem mais profissionais sindicalizados.
Em sua maioria, os tradutores do estado trabalham com a língua inglesa (15) e o espanhol (6). Há ainda quem traduza do alemão, do francês, do italiano, do polonês e até uma tradutora que trabalha exclusivamente com a língua servo-croata.
Mas o número de tradutores na cidade e no estado pode ser maior. É que a maior parte dos profissionais trabalha de forma independente, tanto na área da tradução como no de intérpretes, sem se sindicalizar.