Profissionais de todas as áreas e mesmo os curiosos de Curitiba agora podem se especializar na área de homeopatia, um sistema medicinal alternativo que contempla a totalidade do ser humano em detrimento de doenças isoladas. É que o Instituto Tecnológico Hahnemann, em parceria com faculdades da cidade, abriu inscrições para o inédito Curso de Pós, Formação e Extensão Universitária em Ciência da Homeopatia.
As aulas, realizadas em um final de semana a cada mês (sábado e domingo, das 8h às 18h30), são ministradas na Rua Marechal Deodoro, 857, no Centro. No formato intensivo e duração de dois anos, o curso tenta despertar no aluno a vocação para ser um homeopata e divulgar que a homeopatia, embora seja da área médica, não é exclusividade para profissionais da área.
De acordo com a coordenadora do curso em Curitiba, Kelly Castelo Branco, embora as aulas já tenham começado (os alunos estão indo para o segundo encontro), as inscrições estarão abertas até novembro. Até aqui, 28 pessoas já se inscreveram, em sua maioria profissionais das áreas da fisioterapia, psicólogos, enfermeiros, aposentados e estudantes.
É bem diversificado o público. São pessoas que estão querendo absorver mais conhecimento para se cuidar, tratar da própria família ou até para ter uma nova ocupação, aponta Kelly, destacando ainda os diferenciais do curso. Trazemos todo o conteúdo da homeopatia, além de alguns inéditos, que não existem em outros cursos, como a homeopatia voltada para plantas e solos. Para quem quiser mais informações sobre o curso, basta acessar o site http://homeopatias.com ou entrar em contato pelo telefone (31) 3003-6777 (Central nacional com custo de ligação local).

 

Homeopatia

O que é a homeopatia?
Uma terapia natural que ajuda a restaurar a saúde do paciente por meio de uma resposta imunológica melhor.
Quando surgiu?
Samuel Hahnemann é considerado o pai da homeopatia. Nascido em 1755, formou-se em medicina na Alemanha e se inspirou em métodos utilizados por nativos peruanos para dar início aos experimentos que culminariam com a criação da homeopatia.
Como funciona?
Pela similitude/igualdade dos sintomas, desencadeando estímulos energéticos por meio de medicamentos homeopáticos que visam reequilibrar a energia vital dos pacientes. Assim, provoca-se no organismo uma doença artificial semelhante à doença natural para estimular a restauraração do equilíbrio.
Para quem é indicado?
Para todas as pessoas. A maioria dos pacientes, contudo, procuram o tratamento homeopático para problemas como alergias, resfriados recorrentes, problemas de pele e transtornos de ansiedade.
Tratamento complementar
Qualquer doente pode complementar seu tratamento convencional com a homeopatia, que deverá ajudar a restaurar mais brevemente e mais longevamente a saúde do paciente.